A data comemorativa é a mesma do Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores; dourados, piraras e trutas agitam pescarias de rio e de mar.
Redação FM News
Hoje (29/06) é o Dia do Pescador, data comemorativa ao apóstolo padroeiro dos pescadores, São Pedro. Na crença, o santo representa proteção e boa pesca.
De fundamental importância econômica para comunidades ribeirinhas, a pescaria proporciona emprego em zonas costeiras e é a principal fonte de alimento. Além disso, a prática fomenta o turismo com a pescaria esportiva. Em busca de grandes peixes, os pescadores viajam para rios e mares do Brasil e do Mundo, sem esquecer a importância de conservar as espécies.
Em Mucuri, onde a pesca é a fonte de trabalho para muitos, a história não é bonita como contada. São inúmeras denúncias e reclamações referentes ao Cais de Mucuri que vêm sendo constantes, não somente o Cais, mas outras necessidades relacionadas ao Porto e aos Pescadores Mucurienses.
Além da Falta de um Mercado do Peixe, a sonhada Fabrica de Gelo, o constante convênio entre a Colônia de Pescadores e Governo Municipal, o porto precisa da Reforma do Cais, que são necessidades explicitas e de caráter emergencial, porém não são solucionadas, evidenciando que a Cultura Pesqueira de Mucuri não possuí valor ou reconhecimento por parte do Governo Municipal e seus representantes.
Reformar o Cais é respeitar a historia da Cultura Mucuriense, que pode ser contada através de muitas famílias que tem a pesca como seu sustento há décadas e um oficio que é passado de geração para geração, mesmo encontrando tantas dificuldades ao longo dos anos.