FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Turismo

Porto Seguro adia retorno das atividades do turismo após crescimento de casos

 

Retomada das atividades estava prevista para quarta-feira (15). Cidade tem mais de 900 casos confirmados e 18 mortes, uma delas foi de um bebê de 41 dias.

Redação FM News 

A Prefeitura de Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, adiou para o dia 1° de agosto, a retomada das atividades de turismo, que aconteceria na quarta-feira (15). A decisão de mudar a data foi tomada após o município registrar crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus, nos últimos 10 dias.

“Houveram centenas, vamos chamar assim, de casos, nos últimos 10 dias e isso fez com que a gente repensasse toda a atividade econômica. Não adianta trazermos o turista até a nossa cidade e ele se contaminar”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Seguro, Josemar Siquara.

Até as 16h45 desta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Seguro registrou 925 casos confirmados da Covid-19 e 18 mortes por causa da doença. Uma das vítimas foi um bebê de 41 dias.

Segundo informações da prefeitura, a retomada da hotelaria e dos serviços de gastronomia e turismo vai ser gradual, e deve seguir protocolos de segurança previstos no plano municipal, como a obtenção do selo de garantia de segurança em saúde.

De acordo com o novo decreto municipal, publicado nesta quarta, o bairro Cambolo Cambolo, entrou em regime de lockdown, por causa do alto índice e crescimento da contaminação do coronavírus. A medida começa a valer na quinta-feira (16) e vai até segunda-feira (20). O comércio em toda a cidade segue com funcionamento restrito, para conter o avanço da doença.

Plano de retomada do turismo

Na semana passada, a Prefeitura de Porto Seguro divulgou o plano de retomada das atividades turísticas da cidade, que um dos destinos mais procurados da Bahia. Além da sede do município, os distritos de Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraíva são muito buscados pelos turistas.

O plano da prefeitura prevê que, inicialmente, os estabelecimentos turísticos vão operar com 50% da capacidade; um mês depois, com 70%. Somente em outubro é prevista operação com 100% da capacidade.

Para funcionar, os estabelecimentos deverão cumprir os protocolos abaixo:

  • Segundo a prefeitura, somente podem ser oferecidos apartamentos single ou duplo, ficando autorizado o apartamento triplo ou quadruplo para uma mesma família, desde que as camas estejam, no mínimo, a 1,5 metro de distância uma da outra. Só em outubro todas as modalidades voltam a ficar disponíveis.
  • Também ficou determinado que, na área de lazer, incluindo piscinas, que o limite de uma pessoa por cinco metros quadrados e uso de máscara. Não vai estar autorizado o uso de sauna e brinquedoteca.
  • A prefeitura também vai permitir os passeios turísticos em todo município, com exceção de Caraíva. Estes passeios podem ter grupos de, no máximo, 20 turistas, todos usando máscaras.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e barracas de praia também vão poder operar a partir do dia 15 de julho com 50% da capacidade.
  • As praias vão estar liberadas para banho e passeios, desde que evitadas aglomerações e usuários estejam usando máscaras.