Covid-19 : Mulheres têm resposta imune mais eficiente do que os homens, aponta estudo
A pesquisa foi publicada hoje (26) na revista científica “Nature”
Redação FM News
Uma pesquisa publicada ontem (26) na revista científica “Nature”, aponta que as mulheres têm uma resposta imune mais eficiente ao novo coronavírus do que os homens. O estudo é liderado por pesquisadores de vários países, inclusive brasileiros, na Universidade de Yale.
Os cientistas analisaram 98 pacientes (47 homens e 51 mulheres) e concluíram que as mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, do que os homens, o que contribuiu para que desenvolvessem menos casos graves.
Além disso, elas tiveram menos respostas inflamatórias à doença do que os homens. A resposta inflamatória à Covid-19 é uma reação “exagerada” do sistema imune, que causa a chamada “tempestade de citocinas” no corpo e pode levar à morte. Um estudo anterior mostra que essa reação exagerada no início da doença pode prever se a pessoa terá complicações pela infecção.
Os cientistas também perceberam que as mulheres mantiveram essa eficiência na resposta imune mesmo em idades avançadas, o que não ocorreu com os homens.
Desde o início da pandemia, os cientistas já vinham percebendo que os homens tinham uma tendência a quadros mais graves da Covid-19, mas ainda não está totalmente esclarecido por que isso acontece. A pesquisa do grupo tentou contribuir nesse sentido.