Reformado e restaurado, Arquivo Público da Bahia reabre com novas regras de visitação
Sede da entidade, localizada na Baixa de Quintas, onde morou o Padre Antônio Vieira, é a segunda maior instituição arquivística do Brasil
Redação FM News
O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) reabriu ontem (5) no Dia Nacional da Cultura. A sede da entidade, localizada na Baixa de Quintas, onde morou o padre Antônio Vieira, passou por amplas obras de reforma e restauro, e volta a receber o público mediante agendamento prévio no site da Fundação Pedro Calmon.
Segunda maior instituição arquivística do Brasil, o Arquivo Público baiano custodia e mantém manuscritos e impressos originais, produzidos e acumulados quando a cidade de Salvador foi capital político-administrativa do Estado do Brasil durante 214 anos (1549 a 1763), além de documentos produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano.
A reabertura acontece após a finalização da terceira fase das intervenções, que estavam em andamento desde 2012 e contaram com um investimento de R$3 milhões. Durante as obras, foram encontrados mais de dois mil artefatos arqueológicos na área do Solar Quinta do Tanque.