O Natal está chegando, mas você ainda não conseguiu comprar todos os presentes e está tendo dificuldades em pesquisar preços, ainda mais em tempos de restrições devido à pandemia? Uma boa opção é utilizar o aplicativo Preço da Hora Bahia, que permite fazer a pesquisa dos presentes sem sair de casa, traz o contato da loja e, se for o caso, a rota para se chegar ao endereço.
Com o aplicativo, que já possui 373 mil usuários em toda a Bahia, o consumidor pode pesquisar os preços de todos os produtos comercializados no estado, a partir de informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). Atualmente, mais de 500 mil produtos estão disponíveis para busca.
Os preços são pesquisados com auxílio da geolocalização, em um raio definido pelo usuário, que pode variar entre um e 30 quilômetros de distância. Entre as funcionalidades do aplicativo estão ainda um mapa que aponta os três estabelecimentos com os preços mais baixos na região delimitada pelo usuário, um gráfico com o histórico de preços do produto e a possibilidade de cotar rapidamente uma lista de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.
É recomendável, em casos de preços muito abaixo do mercado, telefonar para o estabelecimento para confirmar o valor informado, que pode ter sido proveniente de promoção-relâmpago ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, entre outras. “Por esta razão, principalmente quando encontrar preços muito menores que os de costume, o consumidor deve ligar para a loja. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo”, esclarece o diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt.
Denúncias e novas funcionalidades
Recentemente, o Preço da Hora foi atualizado para a versão 1.2, e passou a contar com algumas novas funções. A versão mais recente está disponível na Apple Store e no Google Play. Quem já possui o aplicativo precisa atualizá-lo para obter as novas funcionalidades. Para quem ainda não tem, é só fazer o download para ter acesso à versão 1.2. A ferramenta também pode ser acessada pelo site precodahora.ba.gov.br.
Uma das novas funções do Preço da Hora possibilita que o consumidor denuncie o estabelecimento que se recuse a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, a exemplo de preços abusivos e discrepâncias entre o valor constante na nota e o efetivamente pago. Para fazer a denúncia, basta clicar no botão “Informar problema”. Esta é uma denúncia anônima, a identificação do denunciante não é registrada.
Mais novidades
Na nova versão, a consulta ao histórico de preços dos combustíveis é feita de forma simples. Ao abrir o app, basta clicar em ‘Combustíveis’ e na sequência escolher entre gasolina, etanol, GNV ou diesel. A ferramenta irá rapidamente pesquisar os melhores preços nos postos localizados dentro do raio definido pelo usuário, que varia de um a 30 quilômetros. Na sequência é só escolher um dos estabelecimentos e clicar em ‘Abrir Histórico’.
O app apresentará quatro opções de consulta: a variação de preços do combustível escolhido diariamente e por mês, e o histórico de preços do estabelecimento selecionado também por dia e por mês. Os dados são apresentados em um gráfico com duas linhas em cores diferentes que apresentam os preços médio e mínimo. Ao clicar em um ponto do gráfico serão apresentados os valores daquele período.
Outra funcionalidade nova é a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.
A quarta novidade da nova versão do Preço da Hora Bahia está no leiaute, que facilita a visualização, pelo usuário, de esclarecimento sobre preços que estão aparentemente bem abaixo do valor de mercado.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA