O Governo do Espírito Santo recebeu os primeiros pacientes transferidos do Estado do Amazonas para dar continuidade ao tratamento contra o novo Coronavírus (Covid-19) em solo capixaba. O acolhimento a esses pacientes aconteceu em detrimento da atual situação de grave crise sanitária na cidade de Manaus, com registros de falta de oxigênio aos pacientes, e também necessidade de leitos.
São 18 pacientes transferidos que chegaram acompanhados de enfermeiros e médicos com quadro clínico estável. Todos serão encaminhados de ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, após chegada ao Aeroporto de Vitória. A transferência entre os estados foi organizada pelo Ministério da Saúde, via Força Aérea Brasileira (FAB). Já o processo de regulação acontece em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados.
“Este é um momento de empatia e solidariedade por parte do povo capixaba para com o povo do Estado do Amazonas. O Sistema Único de Saúde se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos Covid. Na data de hoje, estamos com 150 leitos de UTI disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes Covid em todo o Estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Ascom Governo do Estado do Espírito Santo