Sarau que iniciou na UNEB atravessa os muros acadêmicos e viaja pela região do extremo-sul
V edição do Sarau Não Cale a Arte: Extremo-sul em movimento
Sobre: O Sarau Não Cale a Arte é um projeto cultural desenvolvido por Katiane Martins (@martinskati ) e Josiane Santos ( @maisdesejodoquegente) desde 2017, na cidade de Teixeira de Freitas, teve inicio durante a graduação em Letras na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus X, em Teixeira de Freitas-BA, como fechamento de semestre, no entanto o Sarau se manteve dentro e fora da universidade. Tem como proposta promover encontros e discussões sociais e culturais, além de disseminar e divulgar os trabalhos dos artistas locais. A V edição do Sarau Não Cale a Arte: Extremo-sul em movimento, busca apresentar as identidades recortadas e costuradas dessa região de encontros/achados e de resistência. A partir do contexto urbano e rural que compõem a região, o interesse do sarau é apresentar esse estado/ser do extremo-sul. Para isso, organizará o encontro virtual de artistas baianos do extremo sul, para produzir e/ou escrever, vídeos de poemas, músicas, performance, fotografias e obras visuais para publicação no perfil @nãocaleaarte no Instagram.
Quem organiza e instituição relacionada: Katiane Martins é professora, poeta, capoeirista, apaixonada por literatura e outras artes e curadora do Sarau Não Cale a Arte. Desde 2017 vem organizando diferentes edições do Sarau com Josiane Santos e outros artistas. Katiane acredita que o Sarau Não Cale a Arte pode crescer cada vez mais, promovendo espaços sólidos para que os artistas da região tenham
oportunidade de apresentar os seus trabalhos.
Josiane Santos é professora, poeta e pesquisadora de literatura contemporânea. Acredita na palavra poética como ferramenta de mudança social. Juntamente com Katiane Martins, organiza as edições do Sarau com o interesse de ampliar o conceito de sarau na comunidade, para contribuir com a difusão dos artistas da região do extremo sul.
Para essa edição, decidimos convidar um artista da região para completar nossa equipe, Victor Silva (@otocadorsilva), músico talentoso que além de escrever e cantar muito bem, anda desenvolvendo um trabalho muito delicado na área de filmagem e edição.
Atualmente, o projeto Sarau Não Cale a Arte tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionado pelo Governo Federal.
Objetivos e ações desenvolvidas:
O objetivo da V edição do Sarau é mapear os artistas que se posicionam enquanto artistas na comunidade, promovendo o trabalho de cada um para a região, a fim de valorizar o fazer artístico e fortalecer o cenário da arte da região do extremo sul. A partir do dia 02 de Fevereiro até o dia 05 de março de 2021 apresentará por dia um artista no perfil @naocaleaarte no Instagram. Local: Redes sociais @naocaleaarte e página no Facebook Sarau Não Cale a Arte.
Por Nicolle Vieira Afonso – comunicação Sarau Não Cale a Arte.