FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Após receber ameaça de morte, advogado diz que não vai abandonar carreira e representantes da OAB se posicionam sobre o caso

 

O advogado Kleber Matos Brito, que foi ameaçado de morte após defender alguns clientes em causa de processo civil, concedeu uma entrevista exclusiva ao FM NEWS, onde falou um pouco sobre a situação que vem passando, negando que vai abandonar a carreira.

Segundo o advogado, as ameaças começaram de forma superficial no ano passado, onde ele recebeu três ligações, mas como não é criminalista e não é comum esse tipo de situação no civil, não deu importância. Entretanto, as coisas ficaram piores, sendo assim ele procurou a polícia.

“Recentemente eu estive com meus clientes, que são de fora do Brasil e em um dia recebi seis ameaças de forma mais pesada, onde comuniquei a OAB e foi quando comecei a tomar as medidas legais”

O advogado que tem 14 anos de profissão disse que nunca passou por uma situação como essa, que a família chegou a cogitar que ele abandonasse os processos, mas que jamais faria isso.

“Quando escolhi ser advogado, sabia dos riscos. Temos o dever com o cliente, pois ele confia. E neste momento não posso pensar em desistir”, disse o doutor Kleber Matos Brito.

Sobre esse caso, Tadeus Rios, representante da subsecção da OAB de Nanuque, disse que recebeu a denúncia com bastante perplexidade e que atos como esse atenta contra o estado democrático.

“A OAB já foi acionada e prestou total e intenso apoio ao colega, pois entendemos que é cidadão de bem, que exerce a sua profissão e não iremos aceitar ou tolerar, indo até as últimas consequências para saber quem são esses marginais. Não vamos nos calar. O poder judiciário precisa saber o que está acontecendo, para poder coibir esse tipo de acontecimento.

Segundo ele, esse caso é isolado e não é comum os advogados receberem esse tipo de ameaça, ainda mais para aqueles que atuam na área civil.

Quem também está à frente e prestando todos os cuidados com relação ao caso é a OBA de Teixeira de Freitas, representada pelo advogado Dr. Daniel Moraes. Ele também falou na entrevista que após receber a informação pelo próprio advogado, foi feito um contato com a comissão de prerrogativa da Bahia e a polícia civil do interior para pedir diligencia nas investigações e apurar esse crime contra o advogado.

“Não é um crime contra o Kleber, mas sim contra a própria justiça e que militam junto ao processo.Não deixaremos que a impunidade se perpetue.

Ele disse que todo advogado que for coagido, o procedimento é levar o caso aos órgãos de segurança pública para ser aberto um processo de investigação.

“Se não houver qualquer tipo de procedimento para solução do caso, temos que fazer uma denúncia a órgãos mais internos da polícia para que esse fato criminoso possa ser solucionado.Essa pessoa que faz ameaças vai responder criminalmente, ainda mais quando envolve ameaças em processos judiciais, com pena de 1 a 4 anos”, finalizou.

Até o momento ninguém foi identificado como autor das ameaças, mas a polícia e a OAB estão à frente do caso.

 

Redação FM NEWS