O Governo do Estado enviou, ontem(23), 10 mil máscaras reutilizáveis de tecido para serem distribuídas a povos e comunidades atendidas pelos programas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Com estas, mais de 170 mil unidades já foram entregues para a Sepromi, desde o início da pandemia do Coronavírus. As máscaras são destinadas para famílias de comunidades das periferias, dos segmentos quilombolas, indígenas, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, extrativistas, dentre outros.
As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 13 milhões de unidades, gerando oportunidade de trabalho em toda a Bahia, numa ação realizada em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR). Além destas, o Governo do Estado adquiriu outras 2,6 milhões de máscaras através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“O Governo da Bahia não tem poupado esforços no combate a esta terrível pandemia, inclusive distribuindo sistematicamente máscaras em todo o território baiano. Estamos atravessando um momento crítico e precisamos que as pessoas utilizem máscaras, pratiquem o distanciamento social e higienizem as mãos com frequência. Só vamos vencer esta guerra com a mobilização de toda a sociedade”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
“Este é, sem dúvidas, um esforço conjunto do Governo do Estado, agregando ações de diversas secretarias no cuidado com a nossa gente. Assim, as políticas de proteção e inclusão da população negra e dos segmentos tradicionais são ainda mais ampliadas num momento tão delicado, somando ao trabalho de lançamento de campanhas e editais específicos para este contexto”, destaca a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis.
Foto: Ascom Sepromi