FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Governador de MG decreta fase roxa em diversas regiões do estado

 

 

Diante do avanço do coronavírus no Triangulo Norte e Nordeste, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) anunciou na quarta-feira (3/3) que vai colocar essas regiões em estado roxo, o nível mais duro depois do vermelho.

Entre as cidades atingidas estão Monte Carmelo, Uberlândia, Araguari e Patrocínio, que integram a Triângulo Norte. No Noroeste estão Patos de Minas e Unaí, entre outras.

Já a região do Triângulo Sul, Norte e parte da Região Sul, que estão em vermelho, ficam em observação e podem passar para o nível roxo.

Diferente das outras medidas da quais os prefeitos podiam optar ou não por seguir as normais do estado, nesta onda a oficialização não é opcional.

Em entrevista, o governador disse que a rede de saúde está em colapso e por isso foram necessárias medidas mais drásticas.

“Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura (das cidades) que estiver na região da onda roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”

Veja abaixo as normas nesta nova fase:

  • Circulação de pessoas e veículos nas localidades limitada a serviços essenciais;
  • Toque de recolher entre 20h e 5h;
  • Pessoas sem máscara não poderão frequentar espaços públicos ou de uso coletivo;
  • Quem estiver com sintomas de gripe também não pode circular nas ruas, a não ser em caso de deslocamentos para consultas médicas;
  • Poderão funcionar apenas atividades consideradas essenciais, como os estabelecimentos de alimentação por delivery;
  • Eventos com aglomerações, ainda que com caráter familiar, estão proibidos;

As medidas valem por 15 dias e foram classificadas como “pontuais” por Zema, onde segundo o governador, espera-se que seja suficiente para tentar conter o avanço da pandemia no estado.

O estado de MG registrou na quarta-feira 227 mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. Apesar da urgência, a vacinação segue em ritmo lento, onde ao todo, 635.176 pessoas foram vacinadas contra a doença, sendo que 274.501 receberam a segunda dose do imunizante.

Fonte: Fm News