Juiz da Comarca de Mucuri fala sobre a vara civil integrada ao PJe e digitalização dos processos na vara criminal
Entrevistamos o excelentíssimo Juiz da Comarca de Mucuri, Dr. Pedro Cardillofilho de Proença Rosa Ávila, ele que é o titular da Vara Criminal, além de juiz-substituto da Vara Cível e da Justiça Eleitoral, natural do Rio Janeiro, 31 anos e formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, pertencente a Federal do Rio de Janeiro, após a conclusão da graduação, o Juiz ingressou na Faculdade de Magistratura do estado e inicio sua jornada nos concursos, sendo aprovado para a Bahia, estado esse que ele possui laços afetivos.
Segundo o Juiz após um mês de sua chegada, um funcionário do fórum testou positivo para a Covid-19, sendo assim foi determinado o fechamento por 10 dias, os servidores ficaram de home office e após o período de afastamento os serviços estão sendo normalizados.
A vara civil já foi totalmente integrada ao PJe, segundo o Juiz foi um trabalho formidável e desenvolvido pela própria equipe interna do cartório da área civil, porém a vara criminal os processos são enviados para o UNIJUD, que é um setor responsável do próprio Tribunal Superior da Bahia, setor este responsável pela digitalização dos processos, que retornam diariamente digitalizados, são 1.500 processos para retornarem pela UNIJUD, mas o Juiz explica que é questão de tempo para o processo ser integrado conforme a vara civil.
O juiz afirma que as audiências estão sendo feitas virtualmente e os atendimentos aos advogados estão sendo agendados no fórum, de forma eficaz e cumprindo todos os protocolos solicitados.
” Não houve acumulo de processo, os trabalhos vem sendo resolvidos com rapidez pelas equipes e acredito ser mais produtivos em alguns dias”, afirma o Juiz.
Dr. Pedro finaliza a entrevista ressaltando que possui como prioridade o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente, a realização das audiências de custodia e agradece a receptividade da comunidade.
Reportagem Beto Ramos
Redação FM NEWS