FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Plantando o Futuro

A importância da Pastoral de Mucuri no quadro “Plantando o Futuro”

 

Ouça a reportagem completa clicando no Player abaixo;

 

No quadro Plantando o futuro recebemos a Fatinha, ela que é coordenadora pela Pastoral da criança em Mucuri.

Dona Fatinha nos contou que chegou no ano de 1993 e não tinha no município a Pastoral, ela explicou que a Pastoral é uma entidade da Igreja Católica e naquela época não havia Padre permanente, motivo esse no qual eles se reuniram, conseguiram o lote e  construíram a casa Paroquial, após a finalização o Padre Acácio veio para Mucuri.

O Padre Acácio foi o responsável por apresentar a entidade no município e Fatinha junto com outras pessoas implantaram a Pastoral com o objetivo de cuidar das crianças e famílias que estavam em situação de vulnerabilidade.

O projeto inicial era combater a desnutrição e segunda a responsável eles faziam xarope, multimistura e cuidavam em todos os sentidos das crianças, ela nos conta que às vezes precisavam retirar a criança da mãe para cuidar e depois devolver para o âmbito familiar. Fatinha nos conta como era o projeto inicial e afirma que não havia nenhum suporte como hoje e cita o Bolsa Família que é ofertado pelo Governo Federal “Agora com o passar dos anos tudo foi melhorando, tudo mudou, hoje tem projetos do governo federal, antigamente so tinha um medico, o Dr. João que nos ajudava, então só tinha a Pastoral para cuidar de tudo, hoje nós temas os postinhos, o CRAS, ajuda do governo”.

Uma duvida das pessoas é se a Pastoral só atende os católicos, mas Fatinha responde que o atendimento é para todos que necessitam, “somos todos irmãos, o atendimento é do ser humano, todos que necessitam estamos ali”, afirma a ordenadora.

Fatinha informa que existem dois locais que atendem as crianças e a ajuda vem do povo, inclusive a unidade do Bairro Beira Rio foi construída através de doações da comunidade.

Fatinha reforça a importância de lideres e voluntários para atender mais crianças e famílias da comunidade. As pessoas que desejam contribuir entrar em contato com a coordenação.

(73) 3206-1866.

 

Reportagem Beto Ramos

Redação Onda Verde