Audiência pública reuniu chefes de gabinetes para discutir a volta da antiga Ferrovia que liga Minas-Bahia
Chefes de gabinetes se reuniram nesta segunda-feira (18/10), na Câmara de Vereadores do município de Teixeira de Freitas (BA) para discutir a possível volta da linha ferroviária Bahia-Minas, que liga o município de Araçuaí a Ponta de Areia.
Ferrovia essa que foi inaugurada no ano de 1882 com o objetivo de alavancar a economia do Vale do Jequitinhonha ao Extremo Sul baiano, regiões que até então eram consideradas carentes, eram 578 quilômetros de extensão e que por anos gerou emprego e impulsionou a economia local.
Nos dias atuais, 55 anos após o encerramento da ferrovia, deputados, vereadores e prefeitos se reuniram a fim de fazer a volta da linha, visando o crescimento da economia, geração de emprego, aumento da renda e a viabilização de valores mais acessíveis no transporte de mercadorias para a região.
Segundo depoimento das autoridades presentes no local, o dinheiro de investimento para a manutenção, reparação e retorno da ferrovia sairá das indenizações da Vale e da Samarco, que deve valores altos aos municípios envolvidos nos escândalos ambientais, fator que contribui significativamente para que o plano se torne realidade.
O presidente da comissão pró ferrovia João Leite (PSDB), em depoimento trouxe a ideia de que a realização de reativar a ferrovia Minas-Bahia, não compreende nenhum partido específico e sim a união dos representantes, dos municípios e da sociedade para a retomada do desenvolvimento do sul da Bahia e nordeste mineiro, principalmente neste momento do país e do mundo, onde a economia precisará de renovação para voltar a crescer.
Estiveram presentes no evento, o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, (anfitrião) os deputados: João Leite, presidente da comissão pró ferrovias, Jean Freire, vice presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Robinho, prefeita de Nova viçosa, Luciana Machado, prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, vice prefeito de Araçuaí Higino Pedro, Dr Argenildo Fernandes (juiz) vice prefeito de Teixeira de Freitas, Yuri Fernandes, vice prefeito de Caravelas, Dr. Adauto, presidente da Câmara de Caravelas, Gilminha, e vereadores de vários municípios de Minas Gerais e Bahia, e a sociedade em geral.
// FM News