FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Plantando o Futuro

Plantando o Futuro – Lucas Cruz professor e nutricionista expoe sua tese de mestrado sobre Insegurança Alimentar

 

A redação Onda Verde, desta edição em continuidade a coluna Plantando o Futuro, entrevistou o aluno Lucas Cruz, mestrando do curso de Ciências e Sustentabilidade, que iniciou sua carreira acadêmica com a engenharia de alimentos, onde pode ter uma noção do que seguiria profissionalmente. Após a conclusão da graduação em engenharia, Lucas voltou a estudar nutrição e se especializou em nichos da profissão como nutrição clínica, esportiva, entre outros, que o possibilitou atuar como professor universitário e concursado na prefeitura de Teixeira de Freitas.

Lucas explica que seu interesse pelo mestrado iniciou quando começou atuar como nutricionista no município de Teixeira de Freitas, ao ter contato com a população e a agricultura familiar e dentro desse trabalho, o aluno teve a oportunidade de conhecer a realidade das famílias que vivem da agricultura e consomem a partir dessa forma de sustento.

O objetivo da tese defendida é justamente a questão da insegurança alimentar que vem assolando boa parte da população brasileira, tendo como foco a população interiorana em especial no município de Alcobaça, extremo sul baiano.

Segundo o aluno, dados recentes afirmam que pelo menos 50% da população da Bahia esteve em insegurança alimentar no ano de 2021, fato preocupante para o país.

“É importante entendermos o que é insegurança alimentar para termos uma ideia de como isso pode impactar a vida das pessoas. A insegurança alimentar se dá por exemplo, quando uma pessoa não está ingerindo diariamente as vitaminas necessárias ou se tem ingerido com frequência agrotóxicos”. detalha Lucas.

Além disso, outros fatores como o Brasil, ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e ter retornado para o mapa da fome e miséria, como temos visto nos noticiários e pesquisas recentes. Lucas traz para sua pesquisa a importância e necessidade de equilibrar isso dentro do país.

A tese do aluno Lucas é de extrema importância não só para a região do extremo sul baiano, onde está seu foco de pesquisa, mas como para todo o país que tem vivido cada vez mais dentro da insegurança alimentar, seja consumindo alimentos com elevado índice de agrotóxico, seja consumindo alimentos de supermercados onde não se sabe a procedência, seja de fato não tendo alimentos necessários para uma nutrição equilibrada.

Pesquisas como essa servem de inspiração e orgulho para nossa região, para o Brasil e para os demais pesquisadores, curiosos e estudiosos da causa. Ouça a matéria na íntegra para todas as informações e detalhes da entrevista.

// Redação Onda Verde