Fala Pescador – Conheça a história de Zé Leite responsável pelo transporte no porto de Mucuri
A redação Onda Verde desta edição, traz aos leitores e ouvintes do quadro Fala Pescador, uma entrevista com um dos pescadores e prestadores de serviço mais antigos e conhecidos no município de Mucuri que é Zé Leite, um dos responsáveis por levar a população do porto de Mucuri, para o porto da Tiririca, que liga os distritos de Cruzelândia, Nova Brasília, Costa Dourada, entre outros.
Zé Leite conta a reportagem que não nasceu em Mucuri, mas chegou aqui na região com 7 anos de idade, por isso se considera mucuriense e por ter sido aqui também que formou sua família e criou seus filhos.
O pescador cheio de histórias para contar, explicou a redação que antigamente, cerca de 18 anos atrás as viagens eram feitas com bateiras (pequenas embarcações) a remo, onde o trajeto durava em média 1 hora. Hoje as viagens duram 15 minutos com a bateira motorizada, o que facilita a vida não só do Zé, como de todas as pessoas que dependem do transporte.
Além de levar e trazer a população entre os distritos, Zé Leite também já se interessou por política, quando se lançou como vereador, na tentativa de auxiliar a comunidade pesqueira, para manter essa tradição tão importante para o município de Mucuri e para toda região que ainda vive da profissão.
“Na época, eu só tinha a intenção de ajudar, porque pra nós é uma coisa quase que natural, nos ensinam muito pouco tecnicamente falando, nós geralmente aprendemos no dia a dia tudo. Assim foi com o transporte de um porto para o outro, devido a nossa locomoção, foi se formando isso de levar pra cá e pra lá, e hoje é cobrado um valor de R$6 (seis reais) para transportar a comunidade. São muitos anos e muitas amizades”.
O município de Mucuri e toda região ao redor, como norte de Minas, norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia tem uma ligação ancestral com a pesca, transporte a barco e os ofícios que se relacionam com as águas, por isso conhecer histórias como as de Zé Leite e outros, que estudam, pesquisam e vivem aqui é inspirador a todos nós.
Fica o convite a todas e todos que ainda não tiveram a oportunidade de fazer o trajeto, façam, valorizem o turismo ecológico da região e se apaixonem com as paisagens. Para maiores informações ouça a entrevista na íntegra.
// Redação Onda Verde