Para fomentar a diversidade e a inclusão, além de promover a equidade de gênero na cadeia de fornecimento, empresa realizará evento aberto sobre o tema
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, ultrapassou a adesão de 500 fornecedores ao seu Programa de Compras Inclusivas, iniciado este ano. O objetivo da iniciativa é engajar toda a cadeia de fornecimento sobre a importância das práticas de diversidade e inclusão, valorizando também a equidade de gênero em todo o processo. E para reforçar ainda mais as oportunidades de engajamento, a empresa vai realizar um evento aberto e online no dia 2/12, às 11h, para falar sobre o tema a atuais e potenciais fornecedores.
A mobilização está alinhada aos “Compromissos para renovar a vida”, metas com foco em diversidade e inclusão, estabelecidas pela companhia em 2020. Essas metas consideram, até 2025, alcançar 30% de mulheres e 30% de pessoas negras ocupando cargos de liderança na companhia, garantir 100% de acessibilidade e um ambiente 100% inclusivo às pessoas com deficiência em suas fábricas e escritórios, além de assegurar um ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIA+.
Iniciado em outubro de 2021, o Programa de Compras Inclusivas, vem atuando no diagnóstico e na educação sobre a questão da diversidade e inclusão junto à cadeia de fornecedores. Com o objetivo de ter mais visibilidade do atual cenário, algumas iniciativas já foram concluídas: a empresa realizou um Censo de Diversidade e Inclusão junto às empresas parceiras e criou um Código de Conduta específico para fornecedores, o qual aponta o compromisso com a diversidade e inclusão no processo de seleção para a prestação de serviços.
“A Suzano acredita que ambientes diversos e inclusivos contribuem com a inovação e a pluralidade de ideias, o que leva ao desenvolvimento de grandes projetos. Com o Programa de Compras Inclusivas, nós esperamos ampliar a promoção da equidade de gênero para toda a cadeia e tornar a representatividade de grupos minorizados uma realidade”, comenta Viviane Danemberg, gerente executiva de Suprimentos da Suzano.
A Suzano está em uma jornada de constante transformação e entende que está na direção certa para garantir a representatividade e fomentar a inclusão na companhia. Neste ano, a Suzano foi homenageada no Prêmio WEPs Brasil 2021 – Empresas Empoderando Mulheres. A companhia também é signatária do compromisso dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. Ademais, a companhia conta com um programa interno de diversidade e inclusão, o Plural, que atua em cinco frentes principais: mulheres, negros(as), pessoas com deficiência, gerações e público LGBTQIA+.
Sobre o evento Compras Inclusivas
A #live especial terá a presença de Tayná Leite, gerente de Projeto na ONU Mulheres, e Janda Araújo, Subsecretária de Empreendedorismo Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo. Além delas, participam Viviane Danemberg, gerente executiva de Suprimentos, e Argentino Oliveira, diretor de Gente e Gestão, ambos da Suzano.
Para acompanhar o evento online, é necessário realizar o cadastro por meio do site: https://app.jalanlive.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br