FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Meio Ambiente

Temporais deixam 30 cidades baianas em situação de emergência e afetam 70 mil pessoas

 

As fortes chuvas que têm percorrido o sul e o extremo sul da Bahia já afetaram 30 cidades, atingindo quase 70 mil pessoas e deixaram cerca de 3,7 mil desabrigados, segundo divulgou neste domingo (12) o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Em alguns municípios, foram registradas inundações e as pessoas tiveram que deixar suas casas para buscar abrigo em locais mais altos.

O Governo do Estado da Bahia informa que está em contato com prefeitos e montou uma força-tarefa de “ajuda humanitária e máquinas para obras de infraestrutura” nas cidades afetadas.

Segundo o corpo de bombeiros, são 20 cidades em situação de emergência e 7 em avaliação. Contudo, um levantamento feito e divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) aponta 30 municípios em situação de emergência.

Devido ao volume de água, as cidades que não tem infraestrutura para fortes chuvas, sofreram bastante , deixando povoados e áreas rurais ilhados, em diversos lugares as equipes de ajuda estão tendo dificuldade de chegar no local. Cerca de 241 bombeiros militares estiveram presentes nas operações.

De acordo com especialistas, a tempestade atípica ocorreu pela combinação de dois fenômenos climáticos distintos: um corredor de umidade que vem da Amazônia e a formação de uma depressão subtropical (rajadas de ventos e nuvens em formato circular que giram em sentido horário).

As chuvas começaram a cair na região leste e sul da Bahia entre os dias 6 e 7 de dezembro. As cidades mais atingidas foram Jucuruçu e Itamaraju, que ficam no extremo sul do Estado.