A Associação Golfinho possui mais de 25 anos de história e inúmeras contribuições para o município de Mucuri, principalmente na vida das crianças e famílias de pescadores e marisqueiras, uma classe fundamental para a perpetuação da cultura mucuriense.
Em oportunidade, Ludmilla presidente da Associação concedeu uma entrevista exclusiva para o Fm News onde compartilhou sobre as ações desenvolvidas neste ano de 2021.
Ludmilla falou sobre o surgimento da Associação, “A Golfinho nasceu da necessidade da comunidade pesqueira do município, com a intenção de oferecer atividades lúdico-pedagógicas para as crianças no contra turno do período escolar, para que eles [pescadores] tivessem um lugar seguro para deixar os filhos e trabalhar com a pesca despreocupados”.
“Atualmente são cerca de 150 alunos matriculados entre crianças e adolescentes, que tem a chance de fazer diversas atividades como reforço escolar, capoeira, aulas de percussão, informática, artesanato, entre outras atividades.”
A presidente da Golfinho explicou que a Suzano é a principal mantenedora do projeto que ajuda mais de 150 famílias e que devido a parceria com a empresa, a associação passou a ter maior visibilidade no Extremo Sul baiano e se tornou referência como projeto social para outras empresas seja no setor público ou privado.
A Golfinho é um referência de cultura e aprendizado para toda a nossa região e município, nos últimos dois anos mesmo com a Pandemia, a associação buscou renovação e se adaptou, as atividades começaram a ser feitas remotamente e impressa para alunos que não tinham acesso a internet. Além disso, as refeições passaram a ser entregues em casa, servindo cerca de 9mil refeições nesse período e garantindo assim a alimentação segura dos alunos e participantes.
Recentemente a associação foi aprovada em mais um projeto “Maré de Gol”, que tem como objetivo viabilizar a formação de alunos e alunas em situação de vulnerabilidade social através do esporte, como o futebol. A golfinho, também tem outros projetos aprovados para serem executados no ano de 2022.
São 25 anos de história e legado extremamente positivo na vida de crianças e adolescentes do município de Mucuri, muitos destes alunos se tornam professores e colaboradores da associação, ou matriculam seus filhos anos depois ou até mesmo saem e voltam no município, mas não esquecem os momentos de aprendizado que absorvem estando em contato com o projeto, que é de suma importância a todos.
Em nome do município de Mucuri e dos cidadãos, agradecemos o trabalho que vem sendo desenvolvido a tantos anos e que vem sendo fonte de transformação das crianças, adolescentes e famílias envolvidas.
// Redação Fm News