Plantando o Futuro conversa com Dra. Maria das Graças neurologista de Mucuri
O quadro Plantando o Futuro desta edição teve honra de conversar com a Dra. Maria das Graças, neurologista concursada do SUS que atende toda região de Mucuri há mais de 15 anos e contou um pouco de sua trajetória, de onde veio e como chegou ao município.
Dra. Maria das Graças volta ao passado ao relembrar que veio da zona da mata de
Minas Gerais, mais precisamente da cidade de Leopoldina, próximo ao Rio de Janeiro onde foi criada até a juventude, teve sua primeira mudança quando saiu para estudar medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora e se transferiu novamente para a Universidade Federal de Minas Gerais para concluir sua residência na profissão.
Segundo contou ao Plantando o Futuro, Dra. Maria viveu muitos anos na capital mineira de Belo Horizonte trabalhando em grandes hospitais públicos da cidade e foi em busca de uma melhora na qualidade de vida que ela buscou concursos e vagas de trabalho em regiões menores tendo a felicidade de passar para atuar em Mucuri.
“Quando eu decidi ir em busca de qualidade de vida, tentei para vários lugares e fiquei muito feliz de acabar vindo pra cá, pois encontrei um povo baiano acolhedor (…) essa mistura que existe aqui é interessante, pois os mineiros são acolhedores também, mas os baianos tem uma peculiaridade que eu amo, eles são extremamente solidários e isso é muito especial”.
Falando do ofício especificamente, Dra. Maria é formada como clínica geral, especializada em neurologia e pós graduada em neurologia infantil, o que gabarita seu excelente desempenho cuidando da comunidade. Aqui no município a mesma atua há como neurologista do SUS e faz parte do corpo clínico onde pode desenvolver mais seu trabalho pensando em toda região.
“Uma das frentes de trabalho minha que mais gosto e me identifico é na desmistificação das doenças neurológicas e neurodegenerativas como Alzheimer, Mal de Parkinson, Autismo, AVC, Paralisia cerebral, entre outros. Em todos esses anos, os pacientes que passaram por mim tiveram essa oportunidade de aprender mais sobre as doenças e principalmente puderam ter um atendimento humanizado para cada caso em particular, fator que faz toda diferença para os pacientes e familiares.”
Quando perguntada sobre as sequelas que a Covid-19 e suas variantes tem deixado nas pessoas, Dra. Maria confirma que sim, essa doença tem causado diferentes sequelas nos seres humanos, como falta prolongada de memória, perca prolongada de paladar, dores de cabeça, etc., e que toda a classe da saúde tem trabalhado duro para conhecer e já encontrar soluções e ao mesmo tempo cuidar da população que continua se infectando e morrendo da doença, como um ciclo.
“A minha principal recomendação em relação a pandemia, é que as pessoas vão tomar sol, bebam água, se alimentem bem e tenham uma rotina saudável na medida do possível, pois é isso que de fato vai assegurar, que mesmo que a pessoa pegue a doença, que ela não tenha graves complicações”.
Profissionais como a Dra. Maria das Graças é uma sementinha que germina e prospera em nossa comunidade, pois inspira jovens estudantes e profissionais, além de trazer segurança ao povo ao saber que estará sendo cuidada/o por uma profissional comprometida e apaixonada pelo que faz, que é cuidar do outro.
// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde