FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Fala Pescador conta a história de Fernando, um dos mecânicos da colônia z-35

 

O quadro Fala Pescador desta semana, traz mais uma figura especial e de extrema importância, na vida e no dia a dia dos pescadores e da pesca de Mucuri, Fernando, que é mecânico de embarcações há 20 anos no porto da cidade.

Fernando conta que ele junto ao Castanha, outro mecânico, trabalham diariamente consertando, construindo e cuidando de barcos.

“Sou nascido em Una-BA e moro aqui há quase 20 anos, vivo a disposição dos pescadores e consertamos dos barcos mais simples aos mais desenvolvidos, embarcações de 1 (um) cilindro até os de 6 (seis) cilindros, aqui não fazemos distinção.”

Segundo as histórias contadas pelos mecânicos,  faz parte do trabalho socorrer pequenas embarcações em alto mar, onde eles vão com ferramentas e aparatos para conseguir trazer os barcos de volta para o porto. “Acontece quase sempre, por serem muitas horas no mar, tudo pode acontecer e nós ficamos a postos caso algum pescador precise de ajuda”.

Quando questionado sobre como é o funcionamento dos barcos com relação as horas seguidas de motor ligado, por exemplo, que envolve gasolina, pleno funcionamento, bateria, etc., Fernando afirmou que os barcos ficam em média 24 horas ligados.

“Isso é por que essas embarcações ficam na costa somente, poucos barcos daqui do nosso porto adentram tanto o mar e mesmo assim, são 24 horas ligado sem parar”.

O porto de Mucuri tem cerca de 55 pescadores que vivem do trabalho da pesca e Fernando e Castanha, trabalham dando o suporte necessário.

O pescador também cita o nome de diferentes pescadores mais velhos como forma de reverenciar a vida e a trajetória dos mesmos, afinal foram os mais antigos que abriram caminhos e sabedorias para que as seguintes gerações seguissem a diante.

Os verdadeiros construtores de Mucuri dão o exemplo de como sonhar e trabalhar no coletivo, em que um pode ajudar o outro, fazendo girar uma economia eficiente e colaborativa.

// Redação Onda Verde