FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Pescador desde os 10 anos, Dom conta um pouco de sua trajetória no quadro Fala Pescador

 

 

Edson Oliveira Cartacho, popularmente conhecido como Dom é um pescador conhecido e respeitado, natural da cidade vizinha Nova Viçosa, veio morar ainda criança em Mucuri e daqui não saiu mais. São 57 anos de vida, iniciado na pesca com apenas 10 anos de idade, seu único trabalho desde então, Dom pesca de tudo, dos peixes de mar, de rio até o camarão.

O pescador relembra que foi criado pescando no mar, sendo seu pai professor, quem ensinou tudo desde muito cedo.

“Eu e meus irmãos fomos criados da pesca, meu pai já vivia assim e tive a oportunidade de aprender tudo com ele, lembro que com 10 anos ele me colocava entre as pernas e ensinava a pegar na vara da forma certa e como pegar o peixe, nunca esqueço e isso me moldou” nos conta com afetividade.

Sobre as famosas histórias de pescador, ele explica que de fato viver em alto mar é possível colecionar acontecimentos para uma vida inteira, principalmente os mais antigos, que não tinham acesso a tecnologias como smartphones, logo se ‘jogavam’ para a pesca esperando de tudo.

“Já tiveram vezes de pegar vento sul, que eu pensei que nunca mais voltaria para a terra firme, porque antigamente não usávamos GPS’s, aplicativos de tempo, maré, etc., atualmente nesse sentido está mais fácil para o pescador, então a gente sempre voltava com muita história pra contar e algumas mais exageradas pra trazer emoção”, afirmou rindo.

Hoje o trabalhador leva seu filho para pescar na embarcação e nos dias de pesca com linha é necessário que mais dois auxiliares vão junto também.

Em todos esses anos de experiencias no mar, Dom tem orgulho de dizer que pode criar todos seus filhos da pesca através de um trabalho sério, bem feito e honesto. Segundo conta, tempos atrás ele rodava toda região vendendo seus peixes.

Ao ser questionado do que o mesmo nunca se candidatou para a presidência da colônia ou até mesmo algum cargo em defesa da classe, já que é um homem de tamanho respeito no município, o pescador explica que nunca quis pois sua paixão mesmo é pela pesca e não pelo lado político ou burocrático da profissão.

O amor pela pesca é algo muito visível na trajetória de Edson Oliveira, pois independente das dificuldades nunca ao menos pensou em migrar de profissão, por isso sua história nos inspira! É uma honra ter pescadores e trabalhadores como Dom no município de Mucuri, é de fato patrimônio cultural dessa terra.

 

// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde