Mesmo com tempo firme e sem chuva, diversas ruas do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória, ficaram completamente alagadas na tarde deste domingo (17). A situação deixou muitos moradores ilhados dentro de suas próprias casas e fez com que motoristas precisassem redobrar a atenção para trafegar pela região.
O alagamento foi provocado pela alta da maré, que subiu tanto a ponto de inundar as ruas. O aumento da maré teve início por volta das 14h30 e foi diminuindo ao longo da tarde.
O problema é antigo em vários pontos de Vitória. No bairro Mário Cypreste, por exemplo, as ruas também costumam alagar por caisa da maré.
Além disso, no feriado prolongado, de sexta-feira da paixão, outros municípios como Linhares localizado no norte do estado e Domingos Martins, na Região Serrana registraram fortes chuvas e alagamentos.
De acordo com os dados divulgados pelo INEMA e reproduzido pelo FM News, já estava sendo esperados chuvas de Intensidade fraca a forte em toda a porção centro-oeste, porém com fortes rajadas de ventos, assim como, trovoadas, descargas elétricas e forte agitação na região costeira.
O que diz a Prefeitura de Vitória sobre a alta da maré:
Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória confirmou que o alagamento foi provocado pela maré alta e disse que uma equipe já esteve no local para avaliar a situação.
A prefeitura informou ainda que existem planejamentos para mitigar o problema em Ilha de Santa Maria, e que os projetos de macrodrenagem do bairro estão adiantados.
// FM News com infos de Folha Vitória e INEMA*