FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

A história de Adilson é destaque no Fala Pescador

 

O quadro Fala Pescador desta semana, em continuidade ao programa Onda Verde traz a história de Adilson, outro pescador que tem tradição e respeito no município de Mucuri, trabalha há mais de 25 anos na pesca auxiliando outro pescador, o Júlio, já entrevistado no quadro.

Adilson é daqueles pescadores que ajuda a todos sabe fazer de tudo um pouco, nasceu no meio da pesca, na beira do porto, em uma na época que não existia nem a famosa praça do peroá, ali era um barracão (mangue), por ser uma região central da pequena Mucuri se tornou o centro da cidade em que tudo acontecia exatamente naquele ponto de partida e de chegada.

O pescador conta que iniciou a profissão ainda criança, saia com o intuito de ajudar a família. Na época para adentrar o mar, era necessário ter uma licença independentemente da idade, a autorização foi feita no cartório que duraria trinta dias, para que depois a capitania dos portos concedesse a certidão. Após conseguir o menino pegou gosto pela vida e seguiu a diante.

Das inúmeras histórias de pescador, o mesmo reafirma a importância da união dentro da pesca, pois os episódios que mais o impactaram por incrível que pareça segundo ele, foram os que envolvem fome, justamente porque a vida do pescador não é e nunca foi fácil e que antigamente era ainda mais difícil, pois não existiam as medidas de proteção que hoje estão em vigência.

“Antigamente quando chegava o vento sul, a gente tinha que ir pro mangue pra ter o que comer, se não era chegar em casa e ver a família passando fome, assim como era a realidade dos companheiros da pesca, por isso eu digo que viver sem ajudar o próximo não vale de nada”.

Hoje mesmo com a lentidão para conseguir direitos garantidos e fomento ao trabalho dos ‘homens do mar’, ainda se tem algum suporte, principalmente em períodos de preservação da própria espécie como é o caso dos siris e do camarão, que necessita todo ano passar por um tempo de reprodução.

“Hoje eu tenho 58 anos de idade e sou muito feliz por nunca ter me envolvido em coisa errada, nunca fui preso, respeito as crianças e todas as pessoas, vou levando a minha vida e dou graças a Deus pelas coisas que tenho e tudo isso é também graças a pescaria”, afirma Adilson.

Histórias como a de Adilson e de tantos outros homens que contamos a história aqui no quadro semanal Fala Pescador, são inspiradoras para todas as pessoas, pois são histórias de pessoas reais, batalhadoras, a realidade maioria esmagadora de brasileiros, que vão à luta diariamente para garantir o pão. A diferença? É que essas são histórias de pessoas apaixonadas pelo que fazem, mesmo com toda dificuldade.

 

// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde