O quadro Fala Pescador da semana, em continuidade ao Onda Verde um programa de sucesso entre leitores e ouvintes da rádio Fm News, traz a história do bravo pescador, João da Silva, conhecido popularmente por João Valente, mas que corrigiu ao vivo, ao dizer que não e identifica com o apelido.
João é um pescador de sessenta e quatro anos, nascido em Barra Velha, ilha das proximidades de Nova Viçosa, cidade vizinha a Mucuri e segundo conta, se mudou logo para a sede do município onde foi criado e vive até os dias de hoje.
O pescador afirma que começou a pescar muito cedo, como quase todos os nativos de sua época, que faziam com o intuito de levar o sustento para suas casas ou pelo menos ajudar na renda, como era o caso de João, que ainda adolescente já estava no mar aperfeiçoando sua habilidade com a pesca.
Com uma longa história de vida, conta que passou por muitas fases em sua vida, como por exemplo a época em que o mesmo tinha o hábito da bebida, que o atrapalhava em diferentes sentidos, sendo nesta época também que seus colegas de trabalho o apelidaram de ‘Valente’.
“Hoje eu sou um homem da igreja, a minha vida mudou bastante ao longo dos anos, principalmente quando eu aceitei a cristo e segui a minha vida com Ele”. Afirma João.
Nos dias atuais, o pescador já está aposentado devido dores nas costas, que o impedem de exercer a pesca com plenitude, por isso o mesmo já vendeu suas três embarcações de pequeno porte, para que outros pudessem também trabalhar.
O pescador alertou a equipe do Onda verde, sobre a importância de todo pescador valorizar a família como nunca, porque sabe das dificuldades que existem na profissão e principalmente das patologias que podem somatizar ao longo da vida.
“A gente tem que fazer as coisas pra pessoas que amamos quando elas estão em vida né, porque depois que morre não tem mais o que fazer, digo isso porque já passei bastante coisa na pesca, tenho uma mãe muito idosa e perdi a minha companheira no ano passado, isso tem me feito valorizar quem tenho ao meu lado e cuidar da saúde”.
A história de João da Silva, é inspiradora por si só, novamente a história de um pescador que lutou a vida inteira para conquistar as suas coisas e hoje vive a cuidar da própria saúde.
Reportagem Beto Ramos
// Redação Onda Verde