FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Sino da Paz na ONU faz ecoar apelos contra o racismo

 

O sino da paz soou esta sexta-feira nas Nações Unidas, em Nova Iorque, numa reflexão sobre a necessidade de paz e solidariedade no mundo. O ato marca as comemorações antecipadas do Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro.

A paz é uma missão de todos

A data proclamada pela Assembleia Geral visar fortalecer os ideais de paz em nações e para os povos. O tema de 2022 é: “Acabar com o racismo. Construir a paz.”

O secretário-geral recordou que promover a causa da paz é o pilar das Nações Unidas.

António Guterres explicou, no entanto, que a tarefa de construir a paz pertence a cada pessoa. Mas lembrou que a missão é de todos para que haja paz no planeta, em nações em desenvolvimento e para as vítimas do que chamou “injustiça de um sistema financeiro global”.

Guterres citou ainda o fim de todas as formas de discriminação, do racismo e do discurso de ódio.

Um mundo de paz para todos

O secretário-geral pediu ainda paz para os jovens que herdarão as consequências das decisões tomadas ou não no presente. Ele disse que a paz é mais importante para os milhões de pessoas vivendo em ambientes de guerra.

O chefe da ONU destacou que, mais do que nunca, hoje é preciso solidariedade global, ação coletiva, compromisso e confiança mútua. Outro anseio é que se faça soar o apelo por um mundo de paz para todos.

As Nações Unidas reiteraram a defesa de um mundo livre de racismo e discriminação racial.

 

// ONU News