Plantando o Futuro: Doninha, uma das primeiras educadoras do município é a entrevistada da semana
Seguindo a semana das Mulheres, o quadro Plantando o Futuro da semana, traz a história de outra mulher Mucuri, dona Lindoneza, mais conhecida como Doninha, uma professora aposentada de 84 anos, que deixou um legado especial para a educação do município.
Mulher, mãe de nove filho e professora, Doninha é uma mulher que nunca se deixou abater pelas dificuldades e desafios que surgiram ao longo de sua trajetória. Atualmente vive em casa fazendo trabalhos domésticos.
Ao ser questionada sobre como Mucuri era antigamente no tempo que era professora e a senhora responde que “antes Mucuri era totalmente diferente, uma cidade bem menor e zero criminalidade, nós tínhamos a sensação de sermos famílias de fato”, conta.
Em homenagem ao Dia das Mulheres, as entrevistas tiveram um viés maternal, onde a redação pôde trazer pautas relacionadas a esse lugar da mulher e como cada entrevistada se sentia dentro do assunto. No caso da educadora dona Doninha o que mais chamou a atenção foi justamente o amor e admiração de demonstrou por sua mãe.
Ela relembrou que sua família sempre foi muito unida, tanto o pai quanto a mãe exerceram um papel fundamental em sua vida, incentivando-a fazer tudo aquilo que sentia no coração como chamado e seguindo os propósitos de Deus.
“É muito especial falar dos meus pais pois eu os amava muito, não é a toa que a minha mãe, no final de sua vida, pediu para morar comigo, ela realmente queria que eu estivesse ao seu lado no momento de sua passagem, então eu a trouxe pra dentro da minha casa e tive a feliz oportunidade de cuidar da minha mãe até os últimos momentos de dia vida”, conta Lindoneza emocionada.
Nem mesmo a dor de perder a sua mãe teve espaço para que perdesse a alegria de estar viva, lecionando, cuidando de seus filhos, marido e levando a vida com alegria.
Doninha é aquela mulher que não se deixou levar e até hoje canta, dança, vai a igreja e agradece por estar viva, com saúde e tranquila ao saber que foi e vem sendo o melhor que pode até os dias de hoje.
Ouvir e compartilhar histórias de mulheres inspiradoras como essa, é com certeza plantar sementes do bem viver para colher no futuro.
//Redação Onda Verde
Reportagem Beto Ramos