Plantando o Futuro: Colégio Opção desenvolve projeto de Sustentabilidade dentro do âmbito escolar
O Plantando o Futuro desta semana, traz para os ouvintes e leitores uma conversa com Jaderson Koch professor de ciências e Gabriele Oldenburg coordenadora do colégio Opção, que junto a outros educadores realizam projetos de Sustentabilidade e Meio Ambiente no âmbito escolar.
O projeto teve início no ano de 2016 e vem sendo aprimorado desde então, ele ocorre durante todo o ano letivo e desempenha um rico trabalho de informação que vai desde a educação infantil até o ensino fundamental II e todas as abordagens são feitas pelos professores, sendo mediados por um material didático da ONU.
Falando sobre sustentabilidade, a coordenadora do colégio afirma que não tem melhor ambiente para iniciar e fixar o entendimento sobre o assunto que não seja dentro do ambiente escolar, local onde as crianças e pré-adolescentes começam a trabalhar o senso crítico.
“Pensando nas futuras gerações, nós estamos aqui trabalhando durante todo o ano o tema sustentabilidade e trazendo ações que façam com que os alunos tenham pleno entendimento e que possam aplicar os saberes compartilhados” afirma Gabriele.
Sobre as ações que já foram executadas, o professor de ciências aproveita o espaço primeiramente para explicar sobre o verdadeiro sentido da sustentabilidade, que segundo ele, é frequentemente distorcido.
“Acredito que a primeira coisa é esclarecer o que é sustentabilidade, nos dias atuais muitos falam do tema como se fosse possível parar de usar os recursos naturais, mas não é assim, pois a melhor forma de lidar com o tema é aprender usar com consciência fazendo reciclagem, economia, entre outros”, explica o professor de ciências.
Pensar em sustentabilidade, é também pensar em igualdade e justiça social, pois segundo explica Jaderson, não é possível pensar no meio ambiente, sem pensar nos temas referenciados.
O projeto já no ano de 2023, levou os alunos para fazer a tradicional caminhada na orla da praia e no manguezal onde todos são estimulados a observar o lixo descartado nas áreas, refletir sobre ações simples de limpeza, e coloca-las em prática, onde cada aluno recolhe a quantidade de lixo que pode.
“É fundamental que os alunos vejam como o ser humano pode impactar a natureza, tanto negativa como positivamente, além de discutir dentro e fora da sala de aula o que pode ser feito todos os dias para reduzir esses impactos, como a diminuição do uso de descartáveis, a substituição de produtos de plástico, que podem ser produzidos em papel por exemplo, reduzindo o tempo em que vão se degradar no meio ambiente” explica Jaderson.
Atualmente são cerca de 300 alunos que participam ativamente dos projetos de sustentabilidade no âmbito escolar e a ambição da escola é que os alunos levem cada vez mais os temas para suas casas, para que possam informar e educar os familiares.
O projeto conta com parceiros como a Embasa, empresa que cuida das águas da Bahia e a Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo.
Falar em desenvolvimento sustentável segundo os educadores é aprender usar os recursos disponíveis com consciência e informação, para que as próximas gerações consigam desfrutar de uma vida saudável.
“A educação ambiental deve partir da escola, é muito importante para que as crianças tenham amor pelo tema e que possam aprender a aplicar cada aprendizado. Além disso, é fundamental que nós adultos façamos o mesmo, por que somos nós que estamos aqui e se não pensarmos nos nossos filhos e netos, como será o futuro?” afirma o professor de ciências.
Projetos como esse que o Colégio Opção desenvolve, inspira e transforma não só a escola, mas toda comunidade que está em volta, pois cada aluno que leva para casa os aprendizados sobre preservação do meio ambiente e da água, impacta a família, colegas e cria um ambiente rico de esperança e fraternidade.
A equipe do Onda Verde agradece a disponibilidade dos professores, coordenadores e de toda equipe do Colégio Opção por abrir as portas para que possamos estar cada vez mais conectados por boas ações.
//Reportagem Carolina Rosa
Redação Onda Verde