Natura começa a eliminar plástico de uso único de amostras de perfumaria e evitará descarte de 83 toneladas do material
Atualmente, 81% da matéria-prima de embalagens da marca já é reutilizável, reciclável ou compostável. Objetivo é chegar a 100% até o final da década e migrar de modelos de uso único para os de reuso e usar matérias-primas de fontes renováveis, como o papel.
Com o compromisso de tornar o material de todas as suas embalagens 100% reutilizável, reciclável ou compostável até o final da década, a Natura deu início a um projeto para eliminar o plástico de uso único de todas as amostras de perfumaria. A partir de agora, as embalagens serão gradualmente feitas de papel de fontes renováveis e oriundo de florestas plantadas e certificadas. O processo está sendo realizado em parceria com a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.
Os flaconetes, que hoje são de plástico virgem, também passarão a ser de plástico 100% reciclado. Com esse movimento, todos os anos, cerca de 83 toneladas de plástico de uso único deixarão de ser descartadas no meio ambiente e, consequentemente, no principal destino desses resíduos: os ecossistemas marinhos.
Segundo o estudo Breaking the Plastic Wave, publicado pela Fundação Ellen MacArthur, estima-se que, até 2040, o volume de plásticos no mercado dobrará, o volume anual de plásticos que entra no oceano quase triplicará (de 11 milhões de toneladas em 2016 para 29 milhões de toneladas em 2040) e a quantidade de plástico nos oceanos quadruplicará (atingindo mais de 600 milhões de toneladas) caso não sejam tomadas medidas urgentes. Somente o Brasil é responsável por despejar 325 mil toneladas de lixo plástico por ano no mar. Outra pesquisa da Worth Global Style Network (WGSN) estima que, hoje, 90% das embalagens plásticas no mundo são descartáveis e só podem ser recicladas uma vez: um material usado por poucos minutos, mas que leva centenas de anos para se decompor.
“Por isso, decidimos começar esse projeto pelas amostras das fragrâncias de Kaiak Vital, uma das linhas da icônica marca Kaiak, que sempre teve uma forte conexão e relação com o mar e que, a partir de 2020, passou a atuar e chamar a atenção para um dos temas mais sensíveis e alarmantes dos tempos atuais: a poluição das águas”, explica Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura. “Diante desse cenário, a marca optou por encarar o problema e criar soluções para mudar essa realidade. As embalagens da linha refletem essa decisão e, por isso, são feitas de escolhas que respeitam os oceanos”, acrescenta.
“Para atender à crescente demanda da sociedade por um futuro mais sustentável, é fundamental unir forças com parceiros que caminham na mesma direção e com valores semelhantes. Ficamos muito felizes em estar com a Natura em uma iniciativa que contribui para reforçar o nosso compromisso de oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo”, destaca Fabio Almeida, diretor executivo de Papel e Embalagens da Suzano.
Atualmente, as embalagens das fragrâncias de Kaiak contém mais de 50% de plástico retirado do litoral, além de serem projetadas para terem 20% menos plástico e contam com até 30% de vidro reciclado. A meta da marca é reaproveitar, em um ano, 102 toneladas de plástico.
“A redução de resíduos é um compromisso de longa data da Natura, que foi a primeira empresa de cosméticos brasileira a lançar refis, há 40 anos. Encontrar alternativas e soluções para o problema da poluição plástica é um desafio diário para nós. Portanto, aumentar a quantidade de plástico reciclado nas embalagens, eliminar o plástico de uso único dos materiais e reduzir cada vez mais a geração de resíduos são metas constantes. Ao eliminar o plástico de uso único de amostras de perfumaria de Kaiak Vital, conseguiremos diminuir o tempo de decomposição do material e, assim, mitigar o impacto negativo no meio ambiente”, acrescenta Denise. As novas embalagens das amostras das fragrâncias de Kaiak feitas de papel estarão disponíveis com as Consultoras de Beleza em todo o Brasil.
Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável ou compostável. O objetivo agora é chegar a 100% até o final da década, migrando de modelos de uso único para os de reuso, utilizando alternativas mais sustentáveis, como o papel, uma matéria-prima de fonte renovável. Além disso, todos os frascos da perfumaria da Natura já são feitos com até 30% de vidro reciclado. As metas fazem parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co, também conhecido como Compromisso com a Vida. A empresa busca, ainda, alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em www.suzano.com.br
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