FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Desenvolvimento Social Destaques

Suzano sedia encontro para discutir o desenvolvimento de comunidades do extremo sul da Bahia

 

Evento ocorreu na unidade de Mucuri. Convidados conheceram o processo produtivo da fábrica e projetos sociais apoiados pela empresa na região

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, recebeu em sua unidade de Mucuri, no Sul da Bahia, a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) nos dias 31 de maio e 1 de junho. O encontro é uma das ações do Grupo de Temático (GT) Sociedades, que tem o objetivo de discutir medidas voltadas ao desenvolvimento das comunidades do entorno das florestas de eucalipto.

A programação contou com o compartilhamento de conhecimentos, experiências e estratégias com foco no “desenvolvimento de pesquisas e qualificação profissional dos participantes”. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo da fábrica e alguns dos projetos sociais apoiados pela Suzano na região.

“A SIF é coordenada pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e o evento é uma das ações programadas pelo GT Sociedades, que é composto por várias empresas, e agora tivemos uma edição do encontro na Suzano. Aqui nós pudemos mostrar nosso trabalho e discutir alguns temas propostos pelo grupo”, explica o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Douglas Peixoto.

A coordenadora operacional do GT Sociedade, Angelina Melo, explica que durante o encontro foram discutidos os seguintes temas: “Integração e sinergias entre as equipes técnicas operacionais e sociais”, “Mapeamento de Stakeholders e mensuração de impacto social: conceitos e definições”. “Esses assuntos foram abordados de forma abrangente, com insights valiosos compartilhados por profissionais experientes.  Além das discussões enriquecedoras, tivemos o privilégio de realizar visitas técnicas às comunidades beneficiadas pela atuação da Suzano. Isso nos permitiu conhecer de perto o trabalho técnico-social desenvolvido com excelência, proporcionando uma visão prática e real do impacto positivo gerado”, afirma Angelina.

Essa foi a terceira reunião do GT Sociedades, em 2023 o grupo ainda tem os Workshops Online, que são eventos projetados para promover discussões técnicas sobre temas de grande interesse para o grupo, possibilitando aprofundar ainda mais os conhecimentos e gerar novas ideias. O próximo encontro será realizado no segundo semestre de 2023, na Universidade Federal de Viçosa.

GT Sociedades

Criado em 2019 pela SIF em parceria com empresas privadas de base florestal e fornecedores, o GT Sociedade tem o objetivo de promover a interação entre empresas e Universidade Federal de Viçosa, visando atender às demandas de inovações técnicas e operacionais do setor de sustentabilidade e de relacionamento com comunidades, através da integração e discussões técnicas sobre temas que contribuam para o progresso do setor florestal no Brasil.

No sentido de tornar as atividades de interação entre empresas florestais e as comunidades onde estão inseridas referência mundial em resolução e mitigação de conflitos, sustentabilidade ambiental, saúde e segurança dos trabalhadores e habitantes das comunidades. Atuando de forma efetiva nas trocas de conhecimentos e experiências entre empresas de base florestal, fornecedores, instituições de pesquisas e universidades para atender as demandas de inovações técnicas e operacionais das atividades de interação e engajamento entre empresas florestais e comunidades.

 

//P6 Comunicação