A pesquisa Doação Brasil apontou que 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar acima de um salário mínimo fizeram algum tipo de doação em 2022.
O estudo traçou qual o perfil das doações individuais do país e identificou que foram mais de R$ 12,8 bilhões destinados a ONGs e projetos socioambientais.
A doação estudada engloba dinheiro, bens e o voluntariado.
O levantamento foi uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, realizada pelo Ipsos.
“O resultado surpreendeu porque mostrou grau de solidariedade e cultura de doação enraizada no Brasil”, disse Andrea Wolffenbüttel, consultora associada do Instituto.
Ela destacou, em entrevista à CNN Rádio, o crescimento das doações na geração Z.
Desde a última edição da pesquisa, este público subiu o engajamento de 63% para 84%.
“Jovens estão se engajando mais, é natural doarem mais tempo, já que na média ganham menos”, disse.
Andrea também reforçou que a geração Z tem mais “confiança no protagonismo do cidadão para solução dos problemas da sociedade.”
Outra diferença para esta parcela da população é que as influências para onde doarem vêm, além do círculo familiar e de amigos, também das redes sociais.
1 a cada 4 pertencentes à geração Z diz que frequentar redes sociais influencia na doação.
O levantamento quantificou também o volume de recursos destinado.
A mediana das doações alcançou R$ 300.
Em 2015, era de R$ 240 e em 2020, de R$ 200.
Metodologia
A Pesquisa Doação Brasil 2022 foi realizada entre 03 de maio a 13 de junho de 2023 a partir de uma abordagem quantitativa, com a realização de 1.508 entrevistas telefônicas.
A amostra é representativa do cenário nacional e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.
//CNN Brasil