Evandro Tanaka treinador de Handebol há 22 anos, conta um pouco de sua trajetória
A redação do FM News, através do repórter Beto Ramos, teve a oportunidade de conhecer mais da trajetória do professor de educação física, Evandro, na cidade de Mucuri, popularmente conhecido como Tanaka.
Tanaka é uma referência no esporte do município, pois ministra aulas há cerca de 22 anos, sendo especialista e uma peça chave para a propagação do Handebol.
Primeiramente, Tanaka, faz questão de esclarecer que seu apelido veio na adolescência, aos 13 anos, quando estudava música em São Mateus – ES e um mestre de capoeira o batizou com o nome, inspirado em uma música que tocava nas rádios AM da cidade. Conforme conta, o apelido veio graças aos olhos puxados, mas de descendência indígena e não oriental como muitos pensam.
Tanaka explica que o esporte sempre esteve presente em sua vida, desde a escola até o tempo da universidade, quando estudou Educação Física na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e praticou a modalidade de Handebol até o último ano da graduação, contabilizando pouco mais de 32 anos do esporte em sua caminhada.
“Quando eu estava no último semestre do curso, estudando no Campus da UFES de São Mateus, eu vim para Bahia, comecei a dar aulas de Handebol e fiquei, pois foi quando começou a engrenar minha carreira por aqui (…) tanto é que teve um período, que eu vinha para Bahia para dar aula apenas para uma aluna e hoje ela é técnica do esporte”. Afirma o professor.
Sobre a modalidade do Handebol em si, o professor explica curiosidades do esporte, como o fato do Hand ser mais antigo que o Futsal e que, inclusive, foi o futsal que adaptou a quadra do handebol para uso.
O handebol é um esporte coletivo que envolve duas equipes visando vencer uma à outra. A equipe vencedora é aquela que marcar o maior número de fazer gols na baliza adversária. No handebol, a bola é jogada com as mãos, por meio de ações de passes e lançamentos.
Ao ser questionado sobre a prática e popularidade da modalidade, o professor Evandro Tanaka, explica que o Handebol no Brasil é amplamente praticado no ambiente escolar e universitário, porém não ficou tão popular quanto modalidades como futebol, vôlei e basquete.
“Como disse, o hand é mais antigo que o futsal, por exemplo, porém o futsal ficou mais conhecido e mais praticado aqui no Brasil. O Handebol ele é muito praticado dentro das Entidades de ensino, mas infelizmente tem uma deficiência quando saí dessa atmosfera e eu acredito que isso se dá também, pelo fato de a mídia não dar evidência aos campeonatos e atletas da modalidade.” Explica o treinador.
Atualmente, o professor, juntamente a outra treinadora Lívia, mantém o projeto “Speed Hand”, de forma totalmente social, em Mucuri sede e no distrito de Itabatã que forma atletas de handebol desde base até a vida adulta. O projeto recebe também atletas de outras localidades como Posto da Mata.
Conforme explica, os atletas que estão na escola, são atendidos tanto os da escola pública, como os de escola particular e o projeto visa atender a todos e trazer acesso.
“No Speed Hand, ninguém paga para treinar, nós, na verdade, temos apenas uma ajuda de custo de 20 reais de cada aluno, para manter o projeto e pagar inscrições de campeonatos, por exemplo, assim como também contamos com parceiros, como a Casa do Estudante, que sede a quadra duas vezes por semana para podermos treinar com os alunos.”
A equipe acaba de trazer medalhar para o município em um campeonato Feminino Juvenil, na cidade de Linhares, no Espírito Santo, onde foram competir alunas de outras escolas e projetos. Neste campeonato duas alunas foram consideradas destaque.
O esporte é uma ferramenta de transformação social e de vida, por isso trazer histórias e trajetórias como a do professor e treinador Evandro Tanaka, é uma imensa satisfação para o FM News, que tem como visão é missão valorizar o esporte no extremo sul baiano e região.
//FM News
Reportagem: Beto Ramos