Uma equipe de mergulhadores retomou nesta terça-feira (10) a missão de resgate dos últimos meninos e um adulto que estavam presos dentro de uma caverna. Segundo informações de jornais do país e da equipe responsável pela operação, dez pessoas já teriam sido retiradas.
A terceira operação teve seu início por volta da meia-noite desta terça no horário de Brasília (10h da manhã, na Tailândia). O que se sabe é que restam ser retirados da caverna mais três pessoas. Uma equipe de 19 mergulhadores estão participando da missão. Nas duas tentativas anteriores, entre domingo e segunda-feira, os socorristas conseguiram salvar oito pessoas foram retiradas.
As autoridades não informaram se os resgatados, até o momento, foram somente os menores de idade ou se o técnico, que estava bastante debilitado, teria sido salvo também. A estratégia oficial era o resgate de todos os garotos, deixando o treinador por último.
Os resgatados se encontram em um hospital da cidade de Chiang Rai, a cerca de 57 km do complexo de cavernas de Tham Luang. A operação acontece mesmo com intensa chuva no local. Segundo o chefe da operação, o ex-governador de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, as condições na caverna não mudaram muito e que a operação, mesmo prosseguindo bem, requer cautela. Ainda segundo ele, todos serão retirados ainda nesta terça-feira da caverna, deixando o local junto com eles três mergulhadores e um médico que têm dado suporte ao grupo.
Fonte: Marinha da Tailândia