Atleta paralímpica da Serra (ES) faz vaquinha para financiar luta contra o câncer na Espanha
A paralímpica Raquel Zambom, 14 anos, moradora da Serra, vai precisar fazer um tratamento de Protonterapia e para iniciar esse tratamento, ela precisa de ajuda para custear o seu tratamento que será na Espanha.
Para levantar esse valor, que ultrapassa os 500 mil reais, foi criado um perfil no site Vakinha, uma plataforma de ajuda onde qualquer um pode contribuir com doações. Raquel descobriu um câncer em 2020, um Sarcoma de Ewing na coxa direita. Ela chegou a fazer a quimioterapia, porém o tratamento não foi eficaz. Ela precisou fazer uma cirurgia, e com isso, Raquel ficou monoplégica, o que significa que um dos membros do corpo não consegue realizar nenhum movimento. Com isso, precisou retirar mais de 90% da musculatura da região femoral (coxa).
Como o esporte entrou na vida de Raquel
Depois das quimioterapias em 2022, Raquel, a pedido de sua mãe, Lauren, que inicialmente ficou receosa de entrar devido à sua situação atual, mas sua mãe persistiu e deu força para que ela iniciasse. Segundo Lauren, ela a incentivou a voltar a nadar, pois antes de descobrir o câncer, Raquel praticou natação por quatro anos. Ela ainda comentou: “quem sabe em uma dessas aulas não haja um olheiro e veja seu potencial”, destacou.
Então ela aceitou e entrou para uma escolinha de natação, onde resolveu participar de uma competição da escola. Nesse dia estava presente Leonardo Miglinas, um dos melhores técnicos de natação paralímpica do Brasil. Nesse dia anunciaram que ele estava lá e convidou as pessoas para tirar foto com ele. Raquel não pensou duas vezes e foi até ele. Leonardo chamou para treinar com ele após ver seu potencial.
Foram várias competições onde ganhou ouro e ficou com prata e bronze em competições nacionais. Agora em janeiro de 2024, Raquel estava em um acampamento de treinamento para adolescentes que tiveram destaque no ano anterior, o acampamento paralímpico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), porém lá os sintomas do câncer surgiram novamente. Em fevereiro deste ano, os pais de Raquel precisaram buscá-la no aeroporto com fortes dores para respirar, sonolência e fraqueza. Foram feitos vários exames e o câncer foi confirmado novamente.
Metástase
Agora Raquel está com uma metástase do mesmo tipo de câncer que havia tratado, o Sarcoma de Ewing no mediastino – uma região que não pode ser operada devido ao risco de morte durante a cirurgia. Esse tumor pressiona vasos importantes do corpo e órgãos como coração, pulmão, esôfago e a coluna. Raquel foi aprovada para um tratamento chamado de protonterapia.
Mas para realizar esse tratamento, precisa arrecadar um valor superior a 500 mil reais, pois esse tratamento é realizado na Espanha. A família pede ajuda para poder custear o tratamento, por não ter condições de levantar um valor tão alto.
Além do curto prazo passado. Eles não possuem todo o valor orçado pela equipe do hospital, pois não sabem se os outros tratamentos mencionados lá pela equipe são realmente necessários e por isso não sabem se o valor será maior.
A família ainda ressalta que a aprovação do tratamento se deu devido à gravidade do caso de Raquel, que não há outras possibilidades como tratamentos como quimioterapia ou cirurgia. Eles precisam estar em Madri, na Espanha, já em abril. Então criaram um perfil para pedir doações. As doações podem ser feitas pelo perfil oficial, Pix ou depósitos.
O que é o câncer de Sarcoma de Ewing?
O sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente na infância e adolescência. Trata-se de um câncer altamente agressivo, e pode também surgir em tecidos de partes moles (músculos, cartilagens). Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA.
O que é Metástase?
A metástase é quando as células do câncer se desprendem do tumor principal, entram na circulação sanguínea ou linfática e, por meio dela, se disseminam e se alojam em outras partes do corpo, como tecidos e órgãos distantes do local onde a primeira lesão se iniciou, formando novos tumores. Em outras palavras, é possível dizer que a metástase significa que um câncer se espalhou.
//Portal de notícias TN