FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Entrevistas

Aumenta presença de mulheres e negros em campanhas publicitárias

 

A presença de mulheres, negros e minorias aumentou em campanhas de publicidade no Brasil, mostra uma pesquisa feita pela agência Heads. O percentual, porém, ainda é pequeno comparado à participação deles na população.

O estudo é feito há três anos, a cada seis meses. Nesta edição, foram analisados 1.822 comerciais de TV.

Comparando os resultados com os anteriores, algumas mudanças aparecem. Na primeira pesquisa, de julho de 2015, 1% dos homens negros era protagonista das histórias. O número subiu para 11%.

Os dados indicam que a publicidade tem se esforçado para se adaptar a mudanças e deixar de lado estereótipos, como mulheres em comerciais de produtos de limpeza e apenas homens no papel de profissionais bem-sucedidos.

A conclusão é que há uma evolução, mas ainda bem longe do que se espera. “Vemos mais diversidade, mais situações empoderadoras, mas o que a gente vem percebendo é que essas mudanças não vêm acontecendo na velocidade que se espera. E na velocidade que essas discussões estão acontecendo na sociedade”, explica Bel Aquino, responsável pela pesquisa.

Por Jornal Nacional