FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Baleia Jubarte é encontrada encalhada em praia de Mucuri, extremo sul da Bahia

Uma Baleia Jubarte macho, foi encontrada encalhada na Praia Baia do Sol, no município de Mucuri–BA, no último sábado, dia 13 de julho. A baleia macho tinha cerca de 13,5 metros de comprimento, aproximadamente 30 toneladas.

 O animal foi encontrado pelos surfistas da cidade, bem no início da manhã, que é quando geralmente os atletas saem para praticar o esporte. A equipe foi avisada e se encaminhou até o local para fazer toda verificação necessária.  

Segundo informações divulgadas pelo biólogo responsável pela retirada do animal da praia, a partir da forma como foi encontrada é impossível fazer a avaliação das causas da morte.

Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte que também esteve no local fez a coleta de materiais da baleia, partes e fragmentos dos órgãos como pele, gordura e todos os tecidos, assim como do sistema digestivo, pulmão, coração, entre outras partes do animal para fins de análise das causas da morte, pesquisa e protocolo.

A equipe do meio ambiente do município juntamente a equipe do projeto, após retirarem todos os materiais laboratoriais, enterrou a baleia próximo ao local, junto a restinga, sendo a maneira mais apropriada, conforme afirmou Sandro, biólogo responsável.

“Nós não temos como saber qual a causa da morte dessa baleia, recebemos a informação que ela estaria encalhada na praia e seguimos os protocolos de segurança, porém a equipe do projeto Baleia Jubarte nos enviará os laudos que podem trazer essas respostas, tendo em vista que as causas da morte podem ser variadas, como acidentes, doenças, entre outros”.

Foram dois dias de trabalho, do momento que a baleia foi encontrada, até o enterro completo devido ao tamanho, peso e todo processo de corte do animal para ser enterrado, finalizando nesta segunda-feira (15).

A aparição de baleias em praias da Bahia é frequente entre os meses de julho e novembro, quando elas saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, por esse fator é tão importante a conscientização e colaboração dos moradores, turistas e setores públicos para que os procedimentos aconteçam da melhor forma.

//Redação FM News