O profissional responsável por essa área é o biólogo, que só teve sua profissão regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia – CFBio e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo. Para exercer a profissão de biólogo, o profissional deve ser bacharel ou licenciado no curso de História Natural ou então no curso de Ciências Biológicas ou, ainda, em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia.
O biólogo exerce as mais variadas atividades, atuando em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção, e Saúde. Segundo a resolução CFBio nº10, de 05/07/2003, são áreas do conhecimento do biólogo: as análises clínicas, a biofísica, biologia celular, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, parasitologia, saúde pública e zoologia.
Percebe-se, portanto, que o biólogo pode trabalhar em indústrias, laboratórios de análises clínicas e zoológicos, escolas, faculdades, parques florestais e até mesmo atuar como fiscal de meio ambiente e perito. Sem contar, é claro, os diversos projetos de preservação ambiental e resgates de flora e fauna, que necessitam da atuação desse profissional.
Por FM News