Reunião Ministerial alinha plano de governo e estabelece pente fino nos últimos dias do governo Temer
De acordo com Onyx, ficou decidido que serão revisadas todas as nomeações e movimentações financeiras feitas pelo governo Michel Temer nos últimos 30 dias.
“Foi solicitado que todos os ministros fizessem a revisão, pasta por pasta, de eventuais nomeações, ou exonerações, ou transferências e também sobre a movimentação financeira dos últimos 30 dias, particularmente dos últimos 15 dias – que pelo alto volume causou estranheza – e nós vamos acompanhar. O presidente quer um relatório de cada um para ver para onde foi o dinheiro, porque que isso foi feito, e se tem suporte para ter sido feito”.
Sobre as escolhas para os cargos de segundo e terceiro escalão, o chefe da Casa Civil afirmou que será mantido o mesmo critério técnico utilizado para as escolhas do primeiro escalão.
A respeito das exonerações de funcionários comissionados, Onyx disse que o presidente deixou a decisão a cargo de cada ministro, mas que o conceito de demissões realizado na Casa Civil será mantido.
“Todos os ministros estão autorizados dentro de suas pastas a proceder de maneira semelhante ou ajustada a cada uma das pastas. Mas esse conceito de que nós temos que rever, ele é um conceito que está perpassando todo o governo, até para desaparelhar e permitir que o governo do presidente Bolsonaro possa executar suas políticas”.
Na reunião, também ficou decidido que os ministérios farão um levantamento das estruturas das pastas nos estados, a fim de se realizar um censo para, então, permitir a venda das estruturas que não são utilizadas de forma produtiva.
Reportagem, João Paulo Machado