Governo da Bahia em parceria com associações e Suzano promovem entrega de materiais apícolas
Aconteceu em Cruzelândia, distrito de Mucuri, a entrega de materiais apícolas para 73 famílias. Na mesma oportunidade, também foi apresentado o projeto de construção da UBM ( Unidade de Beneficiamento de Mel) visando fomentar a atividade apícola na região do Picadão da Bahia.
As Associações de Apicultores da região, estão participando do projeto Bahia Produtiva, um programa do Governo Estadual que tem uma verba alocada de quase 2 milhões de reais para a capacitação de famílias que queiram ingressar no setor, dando amparo técnico e materiais adequados para a prática segura da Apicultura Sustentável, onde toda cadeia produtiva é regulada, visando a produção do mel orgânico de qualidade.
A produção apícola deu mais um importante passo para alavancar o negócio. Embora a empresa Suzano já vem apoiando a atividade desde de 2012, seja doando insumos e/ou cedendo suas reservas florestais visando fomentar a atividade, as associações conquistaram junto a própria empresa, a doação em forma de comodato, de dois terrenos de 4 mil metros para a construção de duas Unidades de Beneficiamento de Mel, sendo uma em Cruzelândia, visando contemplar as famílias do Picadão da Bahia e outro terreno para Teixeira de Freitas, para construção de mais uma UBM.
A construção destes arranjos locais no formato de entreposto, podem impulsionar ainda mais uma atividade que já tem levado emprego, renda e consequentemente desenvolvimento sustentável para inúmeras famílias da zona rural.
Os representantes das Associações e os futuros apicultores, se mostraram muito esperançosos no futuro da Apicultura. A ação contou com à participação expressiva de mulheres, que se mostraram gratas pela oportunidade de contar com uma nova forma de renda para sustentar a família.
Por Mariamélia Biondi / Equipe FM NEWS