Famílias envolvidas no projeto Cacau Sustentável recebem treinamento e apoio para manejo
A Suzano promove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, um programa de capacitação aos participantes do Projeto Cacau Sustentável. No dia 12 de fevereiro, teve início o primeiro módulo da formação técnica, a turma do Pró Senar Cacau, que contou com 20 participantes da região do Picadão da Bahia e terá duração de 18 meses.
Além de ser uma vocação local, o projeto já tem gerado renda complementar aos envolvidos no manejo. “Nós estamos investindo na qualificação dos participantes do projeto para tornar a iniciativa ainda eficiente e sustentável região. Nosso objetivo é contribuir para que a atividade seja disseminada entre as famílias da região”, afirma André Becher, da área de Desenvolvimento Social da Suzano.
O Cacau Sustentável é uma iniciativa que tem como objetivo trabalhar áreas de preservação da Suzano com o manejo de cacau. Os participantes recebem treinamentos e auxílio para o cultivo e, após a produção dos frutos, as amêndoas serão comercializadas e destinadas à Cargill Cacau e Chocolate, parceira do projeto, como uma forma de geração de renda para os produtores.
A ação é resultado do envolvimento da comunidade no Conselho Comunitário e uma parceria entre a Suzano, o Sindicato Rural de Mucuri, o SENAR e a Cargill Cacau e Chocolate. O Conselho é uma iniciativa apoiada pela Suzano, que aborda um modelo participativo de relacionamento entre as comunidades onde a empresa atua, tendo como principal objetivo transformar a realidade socioeconômica das comunidades locais.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
PLANIN – Assessoria de Imprensa da Suzano