FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Entrevistas Política

Caroneiras falam da dificuldade que há em transitar pelo município de Mucuri

 

 

Por Carolina Rosa / Reportagem Beto Ramos /  FM News

 

“Mulheres falam da necessidade de pedir carona já que não existe nenhum plano de transporte pensado pela prefeitura atual.”

Para chegar em Mucuri sede é necessário que se faça um desvio de 36 km da BR 101, rodovia que liga o país praticamente de ponta a ponta, logo  esse desvio se torna uma tarefa que dificulta bastante a vida de moradores que dependem de empregos ou estudo fora da cidade. Como pode ser de imaginar, são muitas pessoas que se deslocam pelo município diariamente.

Em população só na sede são em torno de quinze mil pessoas, uma população que não para de crescer e até hoje não existe nenhum projeto de transporte circular ou mesmo parcerias com empresas privadas concedendo passagens mais acessíveis  que pudesse ligar o município entre os distritos e povoados movimentando a economia e levando mais segurança à população.

Exatamente por não existir transporte da prefeitura para fazer isso, a população de forma totalmente autônoma busca maneiras de se deslocar, como pedir caronas para carros particulares e caminhões que passam pela rodovia, realidade essa complicada pois coloca em risco constante a vida desses “caroneiros” principalmente para as mulheres que pedem carona todos os dias.

O repórter da redação FM News Beto Ramos foi até o trevo da cidade acompanhar a saga que essas pessoas fazem para conseguir chegar na cidade. Conversando com as pessoas que ali estavam, conheceu duas mulheres (que preferiram não se identificar com medo de possíveis represálias) trabalhadoras da área da saúde no município contam que precisam sair para trabalhar e voltar para estudar na escola técnica onde lutam para concluir o curso de técnica de enfermagem.

“Venho para estudar no curso de tec. de enfermagem e o curso até disponibilizava um ônibus para fazer esse caminho, mas até isso nos foi tirado. Desde então  nós tivemos que aprender pedir carona e querendo ou não é uma humilhação principalmente para nós mulheres, porque muitos homens já vem mal intencionados achando que tem direitos sobre nós só porque estão nos prestando um favor. É realmente muito difícil!” esse foi um dos relatos que colhemos em tom de desabafo para o repórter da emissora.

É de extrema importância que a população de todo município de Mucuri entenda e se alinhe a essa realidade para ter uma visão mais humanitária em relação à essas pessoas que esperam por ajuda na beira das estradas seja durante o dia ou como muitas vezes acontece durante à noite.. são homens, mulheres, crianças e até idosos que já foram flagrados nessa situação, entender seus conterrâneos como membros de uma grande comunidade, olhar para todos com compaixão já que a ajuda não vem da prefeitura de forma efetiva.