A produção do etanol a partir do milho já supera 1,4 bilhão de litros. Os dados foram apurados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados nesta terça-feira (7) junto com o 1º Levantamento da Safra 2019/2020 de cana-de-açúcar.
O Boletim revela que o estado que mais produz etanol de milho é Mato Grosso, seguido por Goiás e Paraná.
Para o coordenador geral de cana-de-açúcar e agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas, esse novo nicho de mercado é promissor.
Cada vez mais relevante no cenário nacional a Conab passará também a acompanhar a produção do combustível a partir do grão como explica o superintendente de informações do agronegócio da companhia, Cleverton Santana.
O documento divulgado nesta terça também traz os dados sobre a produção de cana-de-açúcar que deve ser um pouco menor que o ciclo anterior chegando a 616 milhões de toneladas devido a uma queda na área plantada. Já a produção de açúcar mostrou recuperação com o aumento de cerca de 10% podendo atingir um volume próximo a 32 milhões de toneladas. Apesar desse crescimento, os produtores ainda preferem destinar a cana para fabricação do etanol que deve registrar cerca de 30 bilhões de litros.