Acordo entre Suzano Papel e Celulose e Fibria é fio condutor do documento que apresenta projetos concretizados e objetivos futuros da nova companhia
A Suzano apresenta nesta semana o primeiro Relatório Anual da companhia desde a fusão entre Suzano Papel e Celulose e a Fibria, anunciada em 16 de março de 2018 e concluída em 14 de janeiro de 2019. O material traz detalhes sobre a atuação das duas empresas, como desempenho econômico, social e ambiental no ano de 2018, a criação da nova cultura organizacional da empresa, além dos objetivos para 2019.
O documento retrata a atuação das duas companhias durante o período de transição, quando ambas se organizaram para uma das maiores fusões da indústria brasileira. A sinergia entre as antigas empresas foi analisada por meio de extensa pesquisa de indicadores de materialidade no período de janeiro a dezembro de 2018, enquanto Suzano e Fibria ainda atuavam separadamente.
A nova companhia, que conta com mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e impacta mais de 2 bilhões de pessoas com seus produtos e serviços, apresenta no Relatório as técnicas de integração entre equipes nas suas 11 unidades industriais, levando em conta o que há de melhor nas duas empresas para que seja criado um modelo que atenda aos desafios da nova Suzano, guiado pelos Direcionadores de cultura da companhia.
A publicação ainda traz os resultados das iniciativas de sustentabilidade e projetos de relacionamento com as comunidades, como o Agricultura Comunitária, a Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) e do Instituto Ecofuturo, uma organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano que visa a transformação da sociedade por meio da conservação ambiental e promoção da leitura.
“Em 2018, transformamos um sonho em realidade combinando os ativos de duas grandes empresas, que deram origem à nova Suzano. Vivemos um ano intenso, quando ambas companhias tiveram resultados históricos. Iniciamos o ano de 2019 com a certeza de que estamos abrindo caminhos de forma bastante construtiva e meritocrática, impactando positivamente o Brasil e o mundo”, afirma Walter Schalka, Presidente da Suzano.