“Jovens saem cada vez mais cedo de casa para irem em busca do novo”
Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos
Sair de casa para ir em busca de novas experiências, especialização acadêmica e trabalho é um passo que boa parte dos jovens de Mucuri e cidades interioranas dão. A adaptação que os mesmos passam nem sempre é fácil, por estarem longe de suas casas e familiares, é necessário força para não desistir de seus objetivos.
Entrevistamos Samily Loures, uma jovem mucuriense que saiu de casa após finalizar o ensino médio para estudar Publicidade e Propaganda na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e contou um pouco de sua experiência longe de sua casa e familiares, enfrentando desafios e principalmente aprendizados.
Durante o período em que esteve na universidade no processo seletivo e ingressou no Ministério Público do Espírito Santo para estagiar do departamento de comunicação e teve a chance de abranger sua visão de mundo e sociedade.
Samily contou um pouco de sua história antes de sair do município, relembrando momentos da escola e afirmando o privilégio que desfrutou em poder estudar em uma boa instituição de ensino que a preparou tanto para o mercado de trabalho como para a vida num panorama geral e reafirmou a importância em sua visão que há em valorizar a educação e os estudantes do país para que todos tenham a oportunidade de adentrar o campo acadêmico, não somente classes privilegiadas.
“Tem que ter um meio de mais pessoas entrarem [na universidade], pessoas de todos os ‘tipos’ e principalmente todas as classes”.
A jovem ainda conta de seus objetivos em trabalhar na publicidade com enfoque social, para ajudar mais pessoas e afirma que esse sonho nasceu após trabalhar em uma ONG em Vitória que a mostrou um novo olhar para a profissão que escolheu.
“Quero trabalhar com publicidade social, podendo ajudar mais pessoas a alcançarem seus sonhos e ainda sim poder trabalhar em outras áreas dentro da profissão que escolhi, acredito que todos podem fazer o que gostam”.
Para Abrolhos Fm é sempre um prazer contar histórias de jovens que estão em busca de trilhar seus caminhos e estarem felizes com as próprias escolhas, por isso a busca é sempre incentivá-los para que cada dia mais entendam que o caminho certo é o caminho da felicidade e do pleno contentamento.