“Estudo revela que número contabiliza 190 desaparecidos por dia no país”
Redação Abrolhos Fm
Segundo levantamento de dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em estudo feito a partir do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, cerca de oito pessoas desaparecem a cada hora no Brasil, número alarmantes que contabilizam 190 pessoas desaparecidas por dia. O estudo mostra que de 2007 a 2016, 693.076 boletins de ocorrência registraram o sumiço de pessoas no Brasil.
O Estado de São Paulo lidera as estatísticas com 242 mil desaparecimentos, números extremamente preocupantes tendo em vista que o estado é o mais rico da federação e não possui políticas públicas efetivas que ajudem a contornar a situação, deixando milhares de famílias em desespero.
Há 23 anos, Ivanize Santos, passou por essa situação onde sua filha de apenas 13 anos em 1993, na época desapareceu deixando dor e muitas dúvidas sobre seu paradeiro. Desde então Ivanize se juntou com outras mães que passavam pela mesma dor e fundou a ONG “Mães da Sé” que luta contra o descaso das autoridades em relação aos desaparecidos, as mães exigem o cumprimento da legislação definida, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, no artigo 87, atribui ao município a responsabilidade de criar mecanismos para localização desses jovens.
Em 2017 de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública foram 82.684 registros de desaparecimentos, com a média de 226 desaparecidos por dia.