FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

1° Fórum de Violência Contra Mulher acontece em Mucuri

 

“Números demonstram a necessidade de tratar a violência contra mulher com urgência”

 

Redação Abrolhos Fm

 

Acontece nesta quinta-feira, 29 de agosto, um Fórum de Violência Contra Mulher no município de Mucuri, que tem como principal objetivo discutir e refletir sobre os altos índices de violência cometidos não só na região, mas em todo país. 

Segundo Salmaria Tatiane coordenadora de Proteção Social e Especial do município e idealizadora do evento, existe uma certa urgência de trazer essa pauta para reflexão tanto da população como para os servidores públicos, pois os dados são alarmantes de denunciam um problema estrutural que precisa ser revisto. 

De acordo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), em 2017, só as delegacias de Salvador e região metropolitana registraram 5.043 casos de violência contra a mulher, sendo 9 feminicídios. No município de Mucuri e região, os números refletem a mesma situação de violência, que em muitos casos por não ter o devido acolhimento e amparo, muitas mulheres em vulnerabilidade vão embora sem prestar queixas contra o agressor. 

“Para nós é um momento ímpar ter a oportunidade de realizar um evento dessa importância para poder refletir sobre esse fenômeno que não para de crescer, e com uma alta incidência em nosso município.” afirma Salmaria. 

Para entender melhor e ter clareza quando se trata de violência contra mulher, é de extrema valia compreender que a violência não é apenas quando ocorre no físico, pois as Leis de proteção criadas no país como a Lei Maria da Penha condenam outras formas de violência que são igualmente comuns. 

Violência física (visual): É aquela entendida como qualquer conduta que ofenda integridade ou saúde corporal da mulher. exemplos: Bater, chutar, queimar. cortar e mutilar.

Violência psicológica (não-visual, mas muito extensa): Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima da mulher, nesse tipo de violência é muito comum a mulher ser proibida de trabalhar, estudar, sair de casa, ou viajar, falar com amigos ou parentes.

Violência sexual (visual): A violência sexual está baseada fundamentalmente na desigualdade entre homens e mulheres. Logo, é caracterizada como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada.

Violência patrimonial (visual-material): importa em qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos pertencentes à mulher. 

Violência moral (não-visual): Entende-se por violência moral qualquer conduta que importe em calúnia, quando o agressor ou agressora afirma falsamente que aquela praticou crime que ela não cometeu.