“Campanha Setembro Amarelo visa conscientizar e prevenir a população mundial de um mal que está cada vez mais presente na vida das pessoas”.
Redação Abrolhos Fm
Iniciada em 2015, a campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo principal a conscientização e prevenção do suicídio. O projeto é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Setembro foi escolhido como o mês da campanha por já haver o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio lembrado dia 10 de setembro desde 2003, em todo mundo.
Segundo dados divulgados da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias, o que equivale a uma pessoa que se suicida a cada 45 minutos, enquanto que no resto do mundo são registrados um caso de suicídio a cada 40 segundos. Estudos mostram que mais de 90% dos casos estão relacionados a distúrbios mentais que podem ser evitados e tratados se tiverem a devida atenção.
A principal recomendação que o Centro de Valorização da Vida dá para as pessoas que estão passando por essa situação é que não se feche, o silenciamento pode ser um poderoso gatilho para piorar o sofrimento. Por isso peça ajuda de uma pessoa de confiança e não perca tempo em se abrir e falar sobre como se sente.
Para os que conhecem ou convivem com pessoas que estejam vivenciando um caso de depressão ou tendências suicidas, a recomendação é que se atente a frases como: “a minha vida não é importante”, “se eu morresse não faria diferença” ou “não tenho mais vontade de viver” pois esses são sinais claros de que uma ajuda precisa ser acionada.
Para os médicos e especialistas, o mais importante nesses casos é ouvir sem julgamentos, não falar frases prontas como “pense positivo” ou “você não tem do que reclamar” pois são afirmações que podem piorar o estado de espírito. Apenas faça com que a pessoa se sinta acolhida.