Prefeito Manoelzinho Assina Em Brasília Termo De Adesão Para Implantar Internet Banda Larga Em Nova Viçosa
By Radioabrolhos 13/03/2018
O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), assinou nesta segunda-feira (12/03), em Brasília, em cerimonia com presidente Michel Temer e com o ministro Gilberto Kassab, do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o contrato de adesão da conquista do projeto “Internet para Todos” do Governo Federal que vai contemplar a sede, os distritos e os povoados do município com internet banda larga gratuita para a população de Nova Viçosa.
Na cerimônia compareceram 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet banda larga aos municípios. Além do prefeito Manoelzinho, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), também assinou o termo de adesão. Entre os 300 municípios brasileiros que primeiro receberão as antenas que permitirão a conexão a partir de maio, estão Nova Viçosa e Teixeira de Freitas. Segundo o governo, neste primeiro momento 40 mil localidades em 2.766 municípios do país serão beneficiadas.
O prefeito Manoelzinho destacou que o programa “Internet para Todos” chegará a Nova Viçosa numa boa hora e colocará totalmente o município ligado com o mundo, porque levará a banda larga para toda zona urbana do município e beneficiará diretamente as escolas públicas, postos de saúde, unidades policiais, instituições filantrópicas e outras entidades públicas onde o cidadão precisa de serviço humanizado, hábil e 100% eficiente.
A intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil estabelecimentos de ensino ainda em 2018. A velocidade da internet do programa será “bastante grande”. Algo 40 vezes superior ao que existe hoje, disse o ministro Kassab. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.
A Prefeitura Nova Viçosa garantirá a segurança do terreno onde a antena será instalada, bem como arcará com as despesas de energia elétrica que a operação consumir. Qualquer município que desejar conquistar o programa pode entrar na seleção e não existe nenhum mecanismo de seleção, o município tem apenas que cumprir com as suas obrigações e está 100% em dia com os organismos fiscais do estado e da união.
“Queremos garantir que as pessoas que moram em Nova Viçosa, Posto da Mata, Helvécia, Argolo, Bela Vista, Colônia Nova ou Cândido Mariano tenham condições de contratar um plano de acesso à internet. Hoje isso não existe, mesmo que ela queira. Uma boa parte da população tem telefone celular ou smartphone, mas não consegue usar. Entretanto, o serviço de Banda Larga prestado não será totalmente gratuito a toda a população dos municípios atendidos, mas funcionará a preços reduzidos, porque a empresa que atender essas localidades, por ter benefícios tributários e isenções outras, pode oferecer um produto com um preço bem menor”, explicou o prefeito Manoelzinho.
(Por Athylla Borborema/Teixeira News)