FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

BA: Centro de Inovação SESI oferece consultoria para diminuição de afastamentos em empresas

 

Os Centros de Inovação SESI são voltados para o desenvolvimento de soluções em segurança e saúde do trabalhador para atender às necessidades da indústria brasileira. O objetivo dos centros é desenvolver inovações para aumentar a segurança no ambiente de trabalho, e com isso, melhorar a saúde dos trabalhadores.

Situado na Bahia, o Centro de Inovação SESI – Prevenção da Incapacidade tem como objetivo criar soluções para reduzir o número de ausências do trabalhador no trabalho e, dessa maneira, diminuir os custos das empresas com afastamentos. No local são desenvolvidos serviços e processos voltados para minimizar as despesas geradas pelas faltas não programadas dos trabalhadores. É o que explica a coordenadora técnica de pesquisa, desenvolvimento e inovação do centro, Lívia Aragão.

“O que a gente busca desenvolver, o centro de atuação, a gente atua para reduzir, desenvolvendo soluções para reduzir o absenteísmo ou ausências ou afastamentos do trabalhador da empresa e aumentar as taxas de retorno do trabalho.”

A Vale é uma das empresas que utiliza os serviços disponibilizados pelo Centro de Inovação SESI com o objetivo de prevenir a incapacidade de seus funcionários. A analisa especialista de saúde e segurança da empresa, Katya Câmara, destaca o trabalho desenvolvido em conjunto com o SESI.

“O SESI participou e foi muito bacana a participação deles foi e está sendo fundamental porque aportou metodologias, trouxe algumas ferramentas que a gente incluiu em um consenso com toda essa equipe multidisciplinar. A gente incluiu e criou esse modelo, que a gente chama de modelo de gestão quando a gente fala de prevenção de incapacidade para o trabalho.”

Pesquisa do SESI realizada com 500 grandes e médias empresas entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, mostra que 48% dos gestores ouvidos consideram que investimentos realizados em saúde do trabalho geram redução no número de ausências no trabalho.

Segundo o levantamento, 97,4% das empresas ouvidas executam programas ou ações voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho. 87,8% dos entrevistados disseram fazer a gestão dos afastamentos por motivo de doença e 78,6% realizam ações voltadas para a reinserção de trabalhadores reabilitados.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes