FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Confiança do consumidor atinge o maior índice em quatro anos, diz FGV

 

Em novembro, o índice subiu 7,1 pontos, segundo avanço mensal seguido; alta é influenciada por redução de incertezas políticas

Dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta segunda-feira (26) apontam que a confiança do consumidor avançou 7,1 pontos em novembro, maior índice desde julho de 2014. Após mais de quatro anos, o nível medido pela instituição chegou a 93,2 pontos.

O relatório da FGV mostra, também, que este foi o segundo avanço mensal seguido, que acumulou uma alta de 11,1 pontos no somatório de outubro e novembro.

Em novembro, foi registrado aumento na confiança atual do consumidor e na expectativa para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,7 pontos, de 71,9 para 74,6 pontos, maior índice desde maio. Já o Índice de Expectativas (IE) cresceu 9,8 pontos, ao passar de 96,6 para 106,4 pontos.

Segundo a FGV, o aumento na confiança do consumidor foi possivelmente influenciado pela redução de incertezas políticas. O relatório da instituição aponta ainda que “o resultado mostra que a proporção de respostas otimistas supera a de pessimistas pela primeira vez desde março deste ano”.

Reportagem, Clara Sasse