A partir desta terça-feira, 11 de dezembro, médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior e que ainda não possuem registro no Brasil – o CRM – podem iniciar o processo de inscrição para o programa Mais Médicos. Os candidatos terão até o dia 14 de dezembro para enviar os 17 documentos exigidos. O Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Marcelo Melo, explica como será feita a validação do registro dos profissionais selecionados.
“Esses médicos passam por um processo de validação pelo Ministério das Relações Exteriores. Então, existe um departamento dentro do Ministério da Saúde ligado ao Ministério das Relações Exteriores que vai olhar esses documentos pra saber se são válidos, se a faculdade existe, se ele tem antecedentes criminais… Depois que isso é validado, então o Ministério das Relações Exteriores nos homologa essa inscrição e então ele vai poder escolher”.
O secretário ainda ressalta que os formados no exterior, sejam brasileiros ou não, devem ter dedicação exclusiva às Unidades Básicas de Saúde. Aqueles que não atendem a esse critério são notificados pelo Conselho de Medicina da região e excluídos do programa. Confira o edital e informações adicionais no site saude.gov.br.
Reportagem, Aline do Valle